A viúva do banqueiro Joseph Safra (1938-2020), Vicky Safra é a mulher mais rica do Brasil, tendo destronado Eduardo Saverin e Jorge Paulo Lemann, que neste ano ocupam a segunda e a terceira posição, respetivamente.
De acordo com a lista da Forbes Brasil, o património de Vicky, somado ao dos seus filhos (Jacob, Esther, Alberto e David) é de 16,4 mil milhões de euros (87,8 bilhões de reais), subindo da sexta para a primeira posição e crescendo 134% este ano.
Atualmente com 71 anos, Vicky nasceu na Grécia, mas cedo a sua família mudou-se para o Brasil e lidera, neste momento a Vicky and Joseph Safra Philanthropic Foundation, que patrocina saúde, educação e artes.
A fortuna da família nasce na Síria, com uma empresa que operava como casa bancária em 1800. Em 1953, quando o pai de Joseph Safra, Jacob Safra, muda-se para o Brasil, o império começa a crescer neste país lusófono. Vicky casa-se aos 17 anos, tem quatro filhos e 14 netos..
Na lista agora lançada pela Forbes Brasil, as mulheres representam 22% do grupo, um crescimento de 12% em relação ao ano passado. Ao todo são 60 posições ocupadas por mulheres, entre empreendedoras e herdeiras. Conheça a lista dos 10 bilionários brasileiros aqui.