No âmbito da comemoração dos 30 anos do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, vai decorrer esta quinta-feira, dia 28 de outubro, uma conferência que contará com a presença de Gunter Pauli, considerado por muitos como o “Steve Jobs da sustentabilidade” e o “pai” da economia circular. A conferência está marcada para as 17h00, na Universidade Católica no Porto, mais concretamente no Auditório Ilídio Pinho, tendo também transmissão online.
“Contribuir para uma bioeconomia sustentável é a principal missão do Centro de Biotecnologia e Química Fina, pelo que muito nos honra a presença de Gunter Pauli na Conferência de Encerramento das comemorações dos 30 anos do Centro,” salienta Manuela Pintado, diretora do CBQF.
Autor do livro “Blue Economy” e conhecido como o “pai” da sustentabilidade, Gunter Pauli tem desenvolvido trabalho em projetos inovadores e sustentáveis por todo o mundo. Gunter Pauli foi criador de novos modelos de negócios e fornecedor de soluções que usam “o que está disponível”. Uma das suas ideias foi a produção de papel através de detritos de atividade mineira, em vez da celulose.
A sessão de abertura do evento contará com a intervenção de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, intitulada “A cutting-edge centre in a Research University”. Manuela Pintado, diretora do CBQF, apresentará “CBQF – Inspired by the future”.
Já Gunter Pauli fará um keynote intitulado “Enabling science to create high value through circular solutions”, ou seja, “Permitir que a ciência crie elevado valor através de soluções circulares”. Seguir-se-á um debate.
A sessão de encerramento contará com João Rocha, coordenador do Comité Executivo do Conselho de Laboratórios Associados.