Com a tendência do teletrabalho, ou do trabalho em modelo híbrido, a instalar-se na rotina dos portugueses, as preocupações com o conforto do lar também têm estado na ordem do dia. Especialista em serviços domésticos, a plataforma YourHero anuncia que mais que duplicou os pedidos de trabalho recebidos nas mais de 90 categorias que disponibiliza, alcançando, em 2023, os 60 mil pedidos. E aproveita para fazer um balanço das principais necessidades que os clientes portugueses procuraram o ano passado, elaborando assim o top 5 dos serviços mais solicitados nesta plataforma. A YourHero iniciou a sua atividade em Portugal em 2021 e já conta com uma rede de 420 profissionais em diversas categorias, e, em 2023 mediou cerca de 15 mil trabalhos, que representaram uma receita superior a cinco milhões de euros.
Conheça a seguir quais os serviços mais procurados nesta plataforma:
1 – Limpezas domésticas
Tal como no ano anterior, também em 2023 as limpezas domésticas forma a categoria mais requisitada do ano. A YourHero refere que durante os 12 meses do ano passado esta categoria quadruplicou, tendo atingido um total de 12 mil pedidos na plataforma, dos quais de destacam, em 83%, os pedidos de limpezas recorrentes, com planos semanais ou quinzenais.
2 – Carpintaria
Os serviços de carpintaria colocaram-se em segunda posição, sendo esta uma área com muita procura e pouca oferta de profissionais. O número de pedidos nesta plataforma duplicou, sendo que cerca de 60% correspondem a pequenas reparações e restauros.
3 – Catering
Com o aliviar da pandemia, regressaram os eventos presenciais. Assim, a YourHero registou, em 2023 um aumento dos pedidos de catering, tendo a procura triplicado face a 2022. Mais de metade dos pedidos recebidos destinaram-se a festas e eventos corporativos.
4 – Remodelações
Os trabalhos de remodelação de casas foram também serviços muito procurados, em linha com o que se verificou nos anos anteriores. Foram serviços que mais do quer duplicaram face ao ano anterior, sendo 68% dos pedidos são de renovações totais.
5 – Isolamentos
Talvez em função do tempo instável que se sentiu em 2022, com fortes chuvas, no ano seguinte os portugueses decidiram dedicar parte do seu orçamento ao isolamento térmico das suas casas. Este serviço foi também um dos que duplicou a sua procura. Deste volume de trabalho, 70% representou a instalação de novo isolamento, sendo que apenas 30% representou a substituição ou manutenção.