Alguns dos atletas mais jovens da história dos Jogos Olímpicos modernos estão em Tóquio, neste verão, em competição e, apesar da pouca idade, eles não estão lá apenas para jogar – estão a bater recordes.
Factos-chave
A atleta mais jovem de Tóquio foi o prodígio do ténis de mesa sírio Hend Zaza, de 12 anos, que saiu dos Jogos depois de perder 4-0 na primeira ronda contra a austríaca Liu Jia.
Outra jovem atleta olímpica em destaque em Tóquio é Kokona Hiraki, de 12 anos, uma skater que é a atleta mais jovem do Japão a representar o país numas Olimpíadas de Verão.
Hiraki não é a única adolescente skater a competir em Tóquio: a britânica Sky Brown, que acabou de fazer 13 anos, tornou-se a mais jovem competidora dos Jogos Olímpicos de todos os tempos.
A japonesa Momiji Nishiya fez, igualmente, história ao conquistar a primeira medalha de ouro no skate street feminino nos Jogos Olímpicos. A atleta tem apenas 13 anos e 330 dias.
Aliás, com uma média de idade de 14 anos e 191 dias, o skate street feminino destacou-se por ter o pódio individual mais jovem de toda a história dos Jogos Olímpicos, até ao momento.
Assim, a brasileira Rayssa Leal, que também tem 13 anos, levou a medalha de prata na competição, enquanto a japonesa Funa Nakayama, de 16, arrecadou o bronze.
Em termos históricos, a campeã olímpica de menor idade continua, porém, a ser a norte-americana Marjorie Gestring que, com a idade de 13 anos e 268 dias, ganhou a medalha de ouro no salto para a água em trampolim de 3 metros nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, em Berlim.
Todavia, o recorde de Gestring, como a mais jovem campeã olímpica, ainda pode ser derrubado nos Jogos de Tóquio. Com 13 anos e 28 dias, a britânica Sky Brown vai competir no skate park feminino no dia 4 de agosto e tudo é possível.
Outra das desportistas mais jovens dos Jogos é a chinesa Quang Hongchan, que está a competir na categoria feminina de saltos para a água na plataforma de 10 metros, com apenas 14 anos de idade. Entra em prova a 4 de agosto.
Outra rapariga de 14 anos, a canadiana Summer McIntosh, também esteve em grande: estabeleceu um novo recorde de natação do Canadá, com o tempo de 4:02.72 nos 400 metros estilo-livre.
Por seu lado, Katie Grimes, uma nadadora de 15 anos, é a mais jovem membro da equipa de natação dos Estados Unidos desde a recordista da medalha de ouro Katie Ledecky, que se estreou nas Olimpíadas de Londres, em 2012, também com a mesma idade (aos 15 anos) e que agora, com 24 anos, considerou Grimes como sendo “o futuro” da modalidade durante as provas olímpicas.
Facto surpreendente
O mais jovem atleta olímpico na história moderna dos jogos a ganhar uma medalha foi Dimitrios Loundras, de 10 anos, um ginasta grego que ajudou a sua equipa a obter a medalha de bronze em barras paralelas nos Jogos de Atenas de 1896. Loundras nunca competiu noutras Olímpiadas, mas serviu o Comité Olímpico da Grécia quando adulto.
Idade mínima
Não existe uma idade mínima universal, definida pelo Comité Olímpico Internacional, para os atletas olímpicos. Contudo, os desportos individuais têm limites de elegibilidade. Os ginastas, por exemplo, devem ter 16 anos para participar nos Jogos, enquanto os pugilistas devem ter 18 anos. O skate olímpico, especificamente, não tem exigência de idade mínima, abrindo, deste modo, as portas para jovens competidores como Brown e Hiraki.
No entanto, depois dos Jogos este figurino – de não existência de uma idade mínima para o skate – pode vir a ser alterado.