Em Portugal existem mais de 15 mil golfistas federados, mas o impacto do golfe extrava em muito o número dos praticantes com registo de pagamento de quota federativa. A Federação Portuguesa de Golfe salienta o facto desta modalidade ter um impacto direto na economia portuguesa superior a 1000 milhões de euros e um impacto indireto muito próximo dos 2000 milhões de euros, representando cerca de 17.000 postos de trabalho.
No plano internacional, Portugal também ocupa um lugar de destaque entre os greens mais apetecíveis para se jogar, atraindo milhares de turistas todos os anos.
O motor de busca para casas de férias Holidu realizou um estudo para determinar os melhores destinos para praticar golfe em Portugal.
No ranking dos 10 locais mais aprazíveis para praticar golfe segundo a Holidu, Faro surge no lugar mais alto do pódio. Lisboa ocupa o segundo lugar do ranking e a cidade do Porto ocupa o terceiro posto da classificação.
O golfe tem um impacto direto na economia portuguesa superior a 1000 milhões de euros e um impacto indireto muito próximo dos 2000 milhões de euros.
Explica a Holidu que esta lista foi conseguida através dos dados da Federação Portuguesa de Golfe e do website Leading Courses. Foram considerados os campos de golfe presentes no website da Federação Portuguesa de Golfe, bem como a sua respetiva localização geográfica.
“O ranking foi elaborado com o número total de campos de golfe em cada destino – o destino com mais campos fica em primeiro lugar. Em caso de empate, quanto ao número de campos de golfe, foi vista a classificação dos campos no website Leading Courses”, aponta a Holidu.
Confira todas as dez posições, segundo a Holidu:
1. Faro – 30 Campos de Golfe
Classificado por muitos como o melhor destino de golfe do mundo, falado em revistas dedicadas ao desporto e por associações internacionais de operadores turísticos especializados, o Algarve faz jus a esta distinção ao conseguir o primeiro lugar nesta classificação. Com um clima ideal que permite jogar durante todo o ano e uma grande variedade de campos, a região é o paraíso dos golfistas. A maioria dos campos está localizada em áreas protegidas, com vistas deslumbrantes.
Dica Holidu: Situado em 1.000 hectares no Sotavento Algarvio, entre a Serra do Caldeirão e o Oceano Atlântico, o Monte Rei Golf & Country Club é “um refúgio de paz e tranquilidade que é a jóia da coroa do golfe português”, destaca a Holidu.
2. Lisboa – 11 Campos de Golfe
Embora muitos jogadores visitem o Algarve para umas férias de golfe, a região de Lisboa está, cada vez mais, a ocupar um lugar central como destino de golfe. Existem vários campos e clubes na região. A maioria dos melhores campos de golfe nesta área pode ser encontrada nos arredores de Cascais, Estoril, Sintra e Lisboa.
Dica Holidu: Na zona da Grande Lisboa, a Holidu destaca o Oitavos Dunes: “Inicialmente conhecido como campo de golfe do Campeonato Oitavos Golfe, onde mais tarde, devido à ligação com as dunas de areia naturais e oceano, foi tomada a decisão de mudar o nome para Oitavos Dunes. Passe uma tarde espetacular a olhar para o mar, as dunas e a jogar golfe”.
3. Porto – 6 campos de Golfe
“No Porto encontra vinhos de exceção, entre os quais o mundialmente famoso Vinho do Porto, paisagens de tirar a respiração e claro, golfe em campos de caraterísticas diferentes, rodeados de paisagens inspiradoras. No norte de Portugal, os campos de golfe foram cuidadosamente criados e em harmonia com a natureza, muitas vezes por arquitectos de renome nacional e internacional”, refere a Holidu.
Dica Holidu: O Porto possui vários campos de golfe com ótimas condições, ideais para veteranos e principiantes. É aqui que encontramos o mais antigo clube de golfe do país, o Oporto Golf Club, em Espinho.
4. Setúbal – 5 campos de Golfe
Setúbal, não estando no pódio merece destaque no panorama de golfe em Portugal. Conta com vários campos com diferentes características tanto para profissionais como para aprendizes.
Dica Holidu: Votado como um dos 10 melhores resorts da Europa continental pela revista Golf World em 2019, o Troia Golf fica no coração da Península de Tróia, um dos mais interessantes e desafiantes campos de golfe de Portugal.
5. Leiria – 4 campos de Golfe
A meio da classificação encontramos Leiria. Com sol durante todo o ano, campeonatos nacionais e ligas, em Leiria tem campos de golfe luxuosos, serviços de primeira classe e uma riqueza de experiências para desfrutar.
Dica Holidu: Situado numa praia a menos de uma hora de Lisboa, o Praia D’El Rey Golf Course está integrado numa área de paisagem natural protegida, no meio de fairways exuberantes e da beleza escarpada da deslumbrante vista do mar sobre a costa portuguesa.
6. Açores – 3 campos de Golfe / 8.4 de classificação
O sexto lugar da classificação é ocupado pelos Açores. “Apenas paz, natureza e golfe, vai olhar à sua volta e não vai ver uma única construção. Toda a morfologia dos campos convida à caminhada, na companhia de flores e árvores”, realça a Holidu. O arquipélago tem três campos, tanto para principiantes como para profissionais.
Dica Holidu: A Holidu destaca o campo de golfe campo de golfe das Furnas, o qual se situa “no meio de uma poderosa paisagem vulcânica com uma vegetação tropical luxuriante. Esta é uma experiência de golfe verdadeiramente incrível”.
7. Braga – 3 campos de Golfe/ 8.3 de classificação
A Holidu refere que, com o seu sétimo lugar, Braga mostra ser “mais uma excelente região no norte para jogar golfe”. Aqui, os golfistas encontram campos de diferentes traçados e cenários, com graus de dificuldade diversos, tanto para amadores como para profissionais.
Dica Holidu: A Holidu destaca na região de Braga o campo de Ridalhas, “um pequeno campo de golfe, ainda por descobrir, muito desafiante. Seguido por um rio e rodeado de uma natureza indescritível”.
8. Madeira – 3 campos de Golfe/ 8.0 de classificação
A Madeira foi classificada como um dos melhores destinos para golfe com campos reconhecidos mundialmente por grandes jogadores. Nesta lista nacional, a Holidu coloca o arquipélago no oitavo lugar.
Dica Holidu: Classificado entre os melhores campos do mundo, o Santo da Serra oferece um excelente campo de golfe e um clube premium para escapar à azáfama do dia-a-dia. Este campo oferece uma gama completa de facilidades aos seus jogadores e convidados, incluindo um clubhouse com restaurante panorâmico, lounge, bar e terraço com vistas deslumbrantes para o mar.
9. Vila Real – 2 campos de Golfe/ 8.3 de classificação
Vila Real surge em nono lugar. “Como podemos ver o Norte está com uma forte presença no golfe em Portugal. Mais uma região que não podíamos excluir, com dois magníficos campos que o irão fazer viajar no tempo”, enfatiza a Holidu.
Dica Holidu: O campo Vidago Palace Golfe é um “green muito bem tratado e com um preço acessível durante o verão. Depois de umas belas tacadas pode aproveitar e beber uma cerveja ao fim-da-tarde com um magnífico pôr-do-sol”, sugere a Holidu.
10. Aveiro – 2 campos de Golfe/ 6.0 de classificação
Aveiro encerra este “top 10”. “Poucos campos podem ser encontrados no centro do país, mas acredite que vale a pena a viagem. Campos com menos pessoas onde pode treinar à vontade sem olhares a julgarem o seu swing. Aproveite esta tranquilidade enquanto ainda pode”, é o repto da Holidu.
Dica Holidu: Para o operador Holidu, em Aveiro, sobressai o Campo de golfe da Curia que conta com 9 buracos e uma área de cerca de 2457 metros com par 34.