Aproximamo-nos do final do ano e muitas empresas estão a anunciar os aumentos salariais para 2024. Conquistar um aumento salarial é uma conquista digna de ser celebrada, mas a verdadeira sabedoria financeira reside na gestão inteligente desse aumento. Muitos veem esse aumento como uma oportunidade para um estilo de vida mais extravagante, mas considerar opções mais estratégicas pode ser a chave para um futuro financeiro sólido. De que forma podemos então utilizar esses novos recursos financeiros?
Uma primeira hipótese é colocar o foco em amortizar dívidas que pesem no seu orçamento. Isso não só alivia o fardo financeiro, mas também liberta recursos financeiros regulares para investir em outras áreas da sua vida. No entanto, não se esqueça de ter, ou manter, uma almofada financeira para enfrentar desafios inesperados, e evitar que fique sem qualquer capital disponível nos seus planos de amortização de créditos. Caso ainda não tenha a sua almofada financeira, então foque-se em criá-la primeiro, proporcionando assim tranquilidade financeira.
Se não quer depender totalmente da Segurança Social para a sua reforma, então aproveite este aumento salarial para aumentar as suas poupanças e investimentos de longo prazo. Um dos produtos que recolhe mais interesse neste objetivo são os Planos Poupança Reforma (PPR), pelos seus benefícios fiscais tanto à entrada como à saída, permitindo-lhe um retorno fiscal interessante, acrescido, naturalmente, da rentabilidade do próprio produto que escolher. Tenha atenção que existem PPR para todos os perfis, do mais conservador ao mais agressivo, por isso tenha a certeza que escolhe um produto adequado à sua realidade. Um outro ponto importante que deve ter em consideração é que o PPR deve fazer parte da sua estratégia de investimento global, por isso não se esqueça de ter a diversificação do seu capital em mente quando escolher o seu produto.
Uma outra hipótese para aplicar o seu aumento salarial, prende-se com o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, seja através de formação, livros, cursos, workshops ou qualquer outro modo que lhe agrade. Num mundo cada vez mais rápido e em constante mudança é cada vez mais importante estarmos continuamente em aprendizagem e em desenvolvimento, até porque isso lhe dará melhores hipóteses de continuar a aumentar os seus rendimentos futuros.
Por último, mas não menos importante, não se esqueça de partilhar o seu sucesso financeiro com as pessoas que o rodeiam, sejam amigos, familiares ou colegas. Nas palavras de Francis Bacon, “O dinheiro é como o adubo, não é bom se não for distribuído”, por isso não se esqueça de partilhar o seu sucesso financeiro com as pessoas que o acompanharam no processo.
No final de contas, o ponto mais relevante que gostaria de destacar remete à importância de não fazermos crescer o nosso custo de vida na mesma proporção do aumento dos nossos rendimentos, já que se o fizermos continuaremos sempre na mesma situação financeira, independentemente de quanto ganhamos.