A Nova SBE Executive Education vai arrancar a 21 de outubro com uma formação para líderes e executivos para ficarem capacitados a fazerem as melhores escolhas.
O programa “Adam’s Choice” pretende ser uma experiência de “aprendizagem disruptiva com o intuito de ajudar os seus participantes a reprogramar a forma como fazem escolhas, não só a nível profissional, mas também pessoal”, clarifica a Nova SBE.
“Para uma orientação para o sucesso é necessária uma consciência plena de quem somos e do que nos move, assim como do contexto em que vivemos e os recursos que dispomos para decidir da melhor forma a cada momento. É com este foco que o programa ‘Adam’s Choice’ desafia os participantes a empreender uma jornada centrada no autoconhecimento e no desenvolvimento de uma liderança pessoal e interpessoal, que se inicia com a análise do ponto em que cada participante se encontra atualmente para, a partir da realidade e objetivos delineados por cada um, capacitar os formandos com os conhecimentos e as ferramentas que melhor se lhes adequam para melhores tomadas de decisão na liderança dos seus departamentos, empresas, e na vida em geral”, refere a universidade.
Todo o processo do programa envolve uma experiência de transformação ampla, explorando seis dimensões chave: profissional, intelectual, social, emocional, física e espiritual.
O “Adam’s Choice” convida cada participante a criar a sua própria metodologia de tomada de decisão – que o programa define como “Choosenology”, ou a “Arte da Escolhedoria”.
Catarina Holstein, Diretora do Programa “Adam’s Choice”, salienta que “esta é, acima de tudo, uma jornada de tomada de consciência e de autoconhecimento, que foi desenhada para promover mudanças profundas na vida dos participantes, impactando assim todo o seu ecossistema pessoal e profissional. Para o lançamento, contamos com uma keynote session do economista e psicólogo americano Barry Schwartz, autor de uma das TED talks vistas de sempre, que dedicou a sua carreira à investigação das “escolhas”.
Como se estrutura esta formação?
Direcionado sobretudo para líderes, decisores ou futuros decisores nas suas organizações, esta jornada de transformação profissional e humana conta com quatro fases distintas, que decorrem ao longo de 12 semanas.
A primeira, “Seeding”, consiste em responder a um Survey Report online desenhado para que cada participante se possa conhecer melhor, e depois identificar as dimensões chave que quer desenvolver, com o apoio de um expert.
“Esta é, acima de tudo, uma jornada de tomada de consciência e de autoconhecimento”, diz Catarina Holstein, Diretora do Programa “Adam’s Choice”.
“Nurturing” é a segunda etapa. Tem o objetivo de perceber quais os fatores que influenciam as tomadas de decisão do indivíduo, e de partilharem em conjunto opções viáveis e alcançáveis que preparem os participantes para melhor lidarem com cada fator de influência de decisão.
Essa compreensão individual e coletiva é a base do processo “Transforming” que se desenvolve na etapa seguinte e que consiste numa experiência imersiva personalizada e que terá lugar no campus de Carcavelos da Nova SBE.
A quarta e última etapa é dedicada ao “Growing”. Para que a transformação tenha um efeito duradouro, as aprendizagens e escolhas devem ser revertidas em rotinas e ações.
“Os participantes aprenderão como desenvolver novos hábitos para comportamentos que decidiram mudar e como aplicar constantemente a sua nova estrutura de ‘Choosenology’. O Workshop dos Próximos 100 Dias permitirá que desenvolvam um plano de ritualização para, em última instância, alcançar a ‘Arte da Escolheradoria’”, explicam os organizadores.
O programa Adam’s Choice inicia-se a 21 de outubro num formato híbrido e com um total de 62 horas de formação. As inscrições estarão abertas até 13 de outubro, através deste site.