A Nova SBE, a Fundação Alfredo de Sousa e a Fundação Haddad inauguraram hoje o Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, um novo espaço no campus de Carcavelos, que nasce com a missão de se tornar um centro líder em empreendedorismo na Europa.
Neste espaço pretende-se “imprimir um novo ritmo à inovação, aprendizagem e criação de novos negócios na academia”, refere a Nova SBE que lembra que todos os semestres há pelo menos 50 alunos a dedicarem-se à criação dos seus próprios negócios.
Através do ecossistema de empreendedorismo, a escola acelerou, até ao momento, mais de 200 startups e incubou outras 70 que angariaram mais de 50M€ e criaram mais de 300 empregos. O intuito agora é dinamizar ainda mais este campus.
“Graças à estreita cooperação com o, também recém-inaugurado, Nova SBE Innovation Ecosystem (iECO) será possível fomentar ainda mais sinergias entre a academia, os seus alunos, as empresas parceiras e as startups incubadas no campus, que agora se podem fixar permanentemente no local e beneficiar de um ambiente que valoriza ativamente o desenvolvimento de competências empreendedoras nas atuais e futuras gerações”, acrescenta a universidade.
Desenvolvimento de mentalidade inovadora
Euclides Ferreira Major, Diretor Executivo do Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, frisa a importância do instituto para as futuras gerações lembrando que “dada a aposta no desenvolvimento de uma mentalidade inovadora e assente na colaboração, fortemente estimulada por projetos e pela curadoria de mentores empresariais de topo, os nossos alunos e ex-alunos são profícuos em criar empreendimentos impactantes nas mais diversas indústrias”.
Euclides Ferreira Major dá exemplos: “Nos seguros temos como uma das referências a Lovys, uma das principais insurtech europeias, e no turismo os Indie Campers, um dos líderes no sector do autocaravanismo com presença em toda a Europa e agora nos EUA”.
“Nem todos os alunos vão criar uma empresa, mas todos eles beneficiarão da mentalidade empreendedora”, refere Euclides Ferreira Major, Diretor Executivo do Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute.
Contudo, reconhece que “nem todos os alunos vão criar uma empresa, mas todos eles beneficiarão da mentalidade empreendedora: desafiar o status quo, lutar pela inovação, correr riscos, procurar oportunidades, aprender com o fracasso e ser um forte team player onde quer que se encontre”.
O Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, em colaboração com o iECO, tem previsto lançar programas de estágio de verão, onde os alunos serão desafiados a integrar startups e enfrentar desafios específicos como a expansão internacional, mas também projetos de trabalho de empreendedorismo aplicado e laboratórios de campo, bootcamps e sessões de pitch, web3 debates e experimentação e muito mais.
Na Nova SBE, todos os semestres há pelo menos 50 alunos a dedicarem-se à criação dos seus próprios negócios.
O instituto apoiará também a investigação de alta qualidade e o mindset de liderança no empreendedorismo, escalada de negócios, governance empresarial e companhias de alto crescimento.
Está ainda prevista a organização da primeira conferência académica de empreendedorismo já neste verão, o desenvolvimento de case studies e barómetros assim como o apoio a outras iniciativas para fomentar o empreendedorismo feminino, focando na sua sustentabilidade e impacto.
O Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute detém uma área de 300 m2 que inclui um espaço de cowork e outro de team work, um brainstorming corner, um espaço de eventos com um ecrã gigante, cabines acústicas e outros espaços de trabalho.