ManpowerGroup lançou uma nova plataforma de recrutamento que permite às empresas, nomeadamente da área tecnológica, encontrarem os candidatos com os perfis mais exigentes em apenas 10 dias.
A TalentSpot by ManpowerGroup é essa nova plataforma. Através do recurso à Inteligência Artificial (IA) e a uma base de recrutadores experientes freelancers, este novo serviço “pretende oferecer uma proposta disruptiva nesta área, onde as empresas se depararam com valores máximos de escassez de profissionais qualificados, consequente, entre outros fatores, da aceleração da transformação tecnológica, impulsionada pela pandemia”, refere a empresa.
A plataforma surge para unir recrutadores a empresas com necessidades de talento não resolvidas, otimizando o acesso aos perfis especializados que estas precisam para se desenvolver e enfrentarem desafios futuros.
Fontes alternativas de candidatos
De acordo com os responsáveis da plataforma, esta TalentSpot “permite gerir os processos de recrutamento de forma simples, conveniente e com um único interlocutor e interface, acelerando o ritmo de contratação. Desta forma, garante o acesso das empresas com necessidades de recursos na área da tecnologia a fontes alternativas de candidatos, por via da adoção de um modelo que oferece flexibilidade e agilidade na resposta, combinando a capacidade de tratamento e interpretação de dados da Inteligência Artificial com as competências comportamentais de recrutadores especialistas”.
“A escassez de talento é uma realidade transversal a diversos setores, contudo a aceleração da digitalização e a elevada competitividade tornou ainda mais desafiante a contratação de perfis especializados. O TalentSpot by ManpowerGroup procura responder a esta situação, permitindo alcançar o perfil desejado através de canais alternativos aos processos de recrutamento tradicionais”, explica Vitor Antunes, Managing Director da Manpower Portugal e responsável pelo desenvolvimento desta nova área de negócio.
“A aceleração da digitalização e a elevada competitividade tornou ainda mais desafiante a contratação de perfis especializados”, diz Vitor Antunes, Diretor da Manpower Portugal.
Depois de a empresa descrever o perfil que procura e as características do cargo que pretende preencher, a TalentSpot explica que identifica os três melhores recrutadores para atrair aquele tipo de profissional, com base em Inteligência Artificial, atribuindo-lhes a tarefa de executarem esses processos de recrutamento. Depois de aceitar o desafio, o recrutador fará toda a comunicação com o cliente através da plataforma, desde a fase de entrevistas até à proposta ao candidato.
Entre os vários perfis “tech” a serem procurados através da plataforma podem estar o de analista de dados, cientista de dados, administrador de sistemas, desenvolvimento de software, analistas de qualidade e segurança, administradores de redes, especialista em cibersegurança ou marketing digital.