Portugal continua a ganhar espaço na melhor liga de basquetebol do mundo. Depois da chegada de Neemias Queta, em 2021, é a vez de Mery Andrade assumir um lugar na NBA. A ex-internacional portuguesa vai integrar a equipa técnica dos Toronto Raptors, tornando-se a quinta mulher a assumir a posição de treinadora adjunta nesta temporada.
“Este é o realizar de parte de um sonho, algo que tem sido um objetivo desde que abracei a atividade de treinadora. No início queria treinar ao mais alto nível, mas depois percebi que esse patamar mais alto que queria conquistar era a NBA”, afirmou Mery em entrevista à Federação Portuguesa de Basquetebol.
Mery já trabalhava com os Birmingham Squadron, equipa da G League dos New Orleans Pelicans, há quatro anos. Seguiu-se uma experiência com os Boston Celtics durante a Summer League e no final dessa torneio recebeu a proposta dos Toronto Raptors.
“Este não é o sonho completo, é apenas parte dele. Agora é aproveitar e celebrar durante um curto período, mas depois mudar o chip e focar na oportunidade de trabalhar, evoluir e continuar a crescer”, continuou.
Como jogadora, Mery Andrade jogou na WNBA durante cinco temporadas. Representou as Cleveland Rockers e as Charlotte Sting.