Diversos produtores de alvarinho e fumeiro da sub-região Monção Melgaço voltam a reunir-se, entre os dias 28 e 30 de abril, no Largo da Feira, em Melgaço, na Festa do Alvarinho e do Fumeiro.
Restauração, provas comentadas, showcooking, degustações, arruada com Grupo Gaiteiros do Rio Mouro, encontro de ranchos e música ao vivo voltarão a atrair público de diversos pontos do território nacional, bem como público de Espanha, nomeadamente da região vizinha da Galiza.
O evento abre portas ao público no dia 28 de abril, sexta-feira, às 10h, com degustação e venda do melhor que a região tem para oferecer. A abertura oficial do evento será realizada pelas 17h30, por Manoel Batista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço, na companhia da Real Confraria do Vinho Alvarinho.
O mel, o salpicão, o presunto e a broa de Melgaço serão os protagonistas da manhã dessa sexta-feira no concurso que será organizado às 11h. Os vencedores serão conhecidos nessa tarde, às 15h30, na entrega dos prémios do certame.
O Alvarinho estará em foco nas diversas Conversas sobre o Vinho que serão conduzidas por Manuel Moreira, Sommelier da Revista de Vinhos: “A criatividade e inovação no Alvarinho” (dia 28, às 19h30), “Alvarinhos com idade, um prazer sublime” (29 de abril, às 19h) e “Alvarinho, o cheiro e sabor da originalidade” (dia 30, às 19h).
Os chefes de cozinha Hernâni Ermida e Hélio Loureiro (nos dias 28 e 29 de abril) e Vítor Matos (a 30 de abril) farão showcookings & harmonizações.
A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço tem entrada livre. A abertura é às 10h e o encerramento na sexta e no sábado, dias 28 e 29 de abril, é às 4h, e domingo, dia 30, é às 21h.