Os QS Global MBA Rankings 2022, divulgados hoje, colocam várias instituições portuguesas entre as melhores do mundo.
Ao nível dos MBAs, os programas de MBA da Católica|Nova e da Porto Business School estão entre o “top 250” dos mais cotados no globo.
A classificação foi apurada pela consultora britânica Quacquarelli Symonds, que avalia a performance dos MBA, a nível global e cuja mais recente edição foi agora conhecida.
MBA da Católica|Nova
O MBA da Católica|Nova é uma joint venture entre a Universidade Católica de Lisboa e a Nova SBE, em parceria com o MIT Sloan School of Management, estando situado neste ranking de 2022 no lote das instituições de ensino nos lugares 111-120.
Em termos europeus, o MBA da Católica|Nova ocupa o lugar 35.
Filipe Santos, dean da Católica Lisbon School of Business & Economics, diz que “estes resultados são para nós um orgulho e são fruto do trabalho dedicado e rigoroso de toda a nossa comunidade académica que encetou há mais de 15 anos um arrojado e bem-sucedido processo de internacionalização que nos tem vindo a afirmar como uma escola de referência mundial. Estes resultados inspiram-nos a fazer mais e melhor para formar uma nova geração de líderes capazes de ser agentes de transformação e inovação nas empresas e na sociedade”.
MBA da Porto Business School
Por seu lado, o MBA da Porto Business School, a escola de negócios da Universidade do Porto, figura entre os 201-250 a nível mundial. Em termos europeus, a Porto Business School obteve a posição número 61-70.
Comentando estes resultados, Ramon O’Callaghan, dean da Porto Business School, destaca o facto da escola que lidera continuar “a acompanhar a mudança e a adaptar a sua formação às exigências de que o mercado hoje precisa. Estarmos novamente em destaque – e pelo quarto ano seguido – nos rankings da QS mostra-nos que estamos no caminho certo. Queremos continuar a formar os líderes do futuro”.
O que é avaliado?
Os QS Global MBA Rankings 2022 avaliaram os vários programas de MBA com base na informação recolhida junto das instituições de ensino e também junto dos empregadores, nomeadamente a reputação dos recrutadores de todo o mundo. A performance dos programas de MBA é calculada com base em grupos de indicadores e uma ponderação, para a qual são avaliados fatores como a empregabilidade, retorno do investimento, empreendedorismo e evolução dos alumni, liderança e diversidade.
Quem lidera no mundo e na Europa
A nível mundial, as três primeiras instituições desta lista “Global MBA” são Stanford Graduate School of Business (1º); Harvard Business School (2º); e Penn (Wharton), em terceiro.
Em termos europeus, o ranking dos MBA é encabeçado por HEC Paris (1º); segue-se London Business School (2º); e IE Business School (3º).
A consultora Quacquarelli Symonds também elaborou um ranking “QS World University Rankings: Business Masters Rankings 2022”, dividida em cinco áreas de especialização. Olhando para a performance das instituições portuguesas estes foram as suas classificações:
Classificação dos “Masters in Business Analytics”
Na classificação dos “Masters in Business Analytics” destacam-se as posições da Porto Business School (lugares 91-100 a nível europeu) e ISCTE Business School (posições 101+).
No mundo, este ranking é liderado pela MIT Sloan School of Management, em Cambridge, EUA.
Classificação “Masters in Finance”
Na classificação “Masters in Finance” (Finanças), relevo para a Nova School of Business (manteve a posição 44); a Católica Lisbon School of Business and Economics (lugar 100); a Porto Business School (lugares 111-120); e o ISCTE Business School (151+).
No mundo, este ranking é liderado pela Saïd Business School, de Oxford, Reino Unido.
Classificação “Masters in Management”
Em termos de “Masters in Management” (Gestão), a Quacquarelli Symonds dá ênfase à Nova School of Business (lugar 42); à Católica Lisbon School of Business and Economics (posição 76); à Porto Business School (lugar 84); e ao ISCTE-IUL (121-130).
No mundo, este ranking é liderado pela HEC Paris MBA.
Classificação “Masters in Marketing”
Ao nível dos “Masters in Marketing” evidenciam-se a Porto Business School (71-80); a Católica Lisbon School of Business (81-90); e o ISCTE Business School (91-100).
No mundo, este ranking é liderado pela HEC Paris MBA.
Classificação “Masters in Supply Chain Management”
Na classificação dos “Masters in Supply Chain Management”, o ISCTE Business School é a única instituição portuguesa a ser classificada entre os melhores, ocupando o ranking 51+.
No mundo, este ranking é liderado pela MIT Sloan School of Management, em Cambridge, EUA.