MBAs portugueses consolidam posição no ranking dos melhores do mundo

Os QS Global MBA Rankings 2022, divulgados hoje, colocam várias instituições portuguesas entre as melhores do mundo. Ao nível dos MBAs, os programas de MBA da Católica|Nova e da Porto Business School estão entre o “top 250” dos mais cotados no globo. A classificação foi apurada pela consultora britânica Quacquarelli Symonds, que avalia a performance…
ebenhack/AP
A consultora britânica Quacquarelli Symonds avaliou a performance dos MBAs a nível global, integrando no ranking dos melhores do mundo várias instituições de ensino portuguesas. Veja quais são.
Listas

Os QS Global MBA Rankings 2022, divulgados hoje, colocam várias instituições portuguesas entre as melhores do mundo.

Ao nível dos MBAs, os programas de MBA da Católica|Nova e da Porto Business School estão entre o “top 250” dos mais cotados no globo.

A classificação foi apurada pela consultora britânica Quacquarelli Symonds, que avalia a performance dos MBA, a nível global e cuja mais recente edição foi agora conhecida.

MBA da Católica|Nova

O MBA da Católica|Nova é uma joint venture entre a Universidade Católica de Lisboa e a Nova SBE, em parceria com o MIT Sloan School of Management, estando situado neste ranking de 2022 no lote das instituições de ensino nos lugares 111-120.
Em termos europeus, o MBA da Católica|Nova ocupa o lugar 35.

Filipe Santos, dean da Católica Lisbon School of Business & Economics, diz que “estes resultados são para nós um orgulho e são fruto do trabalho dedicado e rigoroso de toda a nossa comunidade académica que encetou há mais de 15 anos um arrojado e bem-sucedido processo de internacionalização que nos tem vindo a afirmar como uma escola de referência mundial. Estes resultados inspiram-nos a fazer mais e melhor para formar uma nova geração de líderes capazes de ser agentes de transformação e inovação nas empresas e na sociedade”.

MBA da Porto Business School

Por seu lado, o MBA da Porto Business School, a escola de negócios da Universidade do Porto, figura entre os 201-250 a nível mundial. Em termos europeus, a Porto Business School obteve a posição número 61-70.

Comentando estes resultados, Ramon O’Callaghan, dean da Porto Business School, destaca o facto da escola que lidera continuar “a acompanhar a mudança e a adaptar a sua formação às exigências de que o mercado hoje precisa. Estarmos novamente em destaque – e pelo quarto ano seguido – nos rankings da QS mostra-nos que estamos no caminho certo. Queremos continuar a formar os líderes do futuro”.

O que é avaliado?

Os QS Global MBA Rankings 2022 avaliaram os vários programas de MBA com base na informação recolhida junto das instituições de ensino e também junto dos empregadores, nomeadamente a reputação dos recrutadores de todo o mundo. A performance dos programas de MBA é calculada com base em grupos de indicadores e uma ponderação, para a qual são avaliados fatores como a empregabilidade, retorno do investimento, empreendedorismo e evolução dos alumni, liderança e diversidade.

Quem lidera no mundo e na Europa

A nível mundial, as três primeiras instituições desta lista “Global MBA” são Stanford Graduate School of Business (1º); Harvard Business School (2º); e Penn (Wharton), em terceiro.

Em termos europeus, o ranking dos MBA é encabeçado por HEC Paris (1º); segue-se London Business School (2º); e IE Business School (3º).

A consultora Quacquarelli Symonds também elaborou um ranking “QS World University Rankings: Business Masters Rankings 2022”, dividida em cinco áreas de especialização. Olhando para a performance das instituições portuguesas estes foram as suas classificações:

Classificação dos “Masters in Business Analytics”

Na classificação dos “Masters in Business Analytics” destacam-se as posições da Porto Business School (lugares 91-100 a nível europeu) e ISCTE Business School (posições 101+).

No mundo, este ranking é liderado pela MIT Sloan School of Management, em Cambridge, EUA.

Classificação “Masters in Finance”

Na classificação “Masters in Finance” (Finanças), relevo para a Nova School of Business (manteve a posição 44); a Católica Lisbon School of Business and Economics (lugar 100); a Porto Business School (lugares 111-120); e o ISCTE Business School (151+).
No mundo, este ranking é liderado pela Saïd Business School, de Oxford, Reino Unido.

Classificação “Masters in Management”

Em termos de “Masters in Management” (Gestão), a Quacquarelli Symonds dá ênfase à Nova School of Business (lugar 42); à Católica Lisbon School of Business and Economics (posição 76); à Porto Business School (lugar 84); e ao ISCTE-IUL (121-130).
No mundo, este ranking é liderado pela HEC Paris MBA.

Classificação “Masters in Marketing”

Ao nível dos “Masters in Marketing” evidenciam-se a Porto Business School (71-80); a Católica Lisbon School of Business (81-90); e o ISCTE Business School (91-100).
No mundo, este ranking é liderado pela HEC Paris MBA.

Classificação “Masters in Supply Chain Management”

Na classificação dos “Masters in Supply Chain Management”, o ISCTE Business School é a única instituição portuguesa a ser classificada entre os melhores, ocupando o ranking 51+.
No mundo, este ranking é liderado pela MIT Sloan School of Management, em Cambridge, EUA.

Mais Artigos