O programa ‘Mastercard For Fintechs’, que pretende apoiar as melhores fintechs da Europa Ocidental no seu crescimento, selecionou, num evento em Madrid, no Google for Startups Campus, as três melhores fintechs de Portugal e Espanha.
A fintech portuguesa Rauva e as fintechs espanholas Embat e Silbo foram selecionadas para participar na final desta competição, que terá lugar em Paris, em novembro.
As nove fintechs que se apresentaram em Madrid, foram avaliadas por um júri composto por fundos de Venture Capital, especialistas do setor, programas de inovação aberta e business angels e que, após a análise dos diferentes pitch acabou por selecionar para a final estas 3 fintechs:
• Embat: plataforma digital de gestão de tesouraria para clientes empresariais.
• Rauva: Neobanco português dedicado à prestação de um serviço integral às PME e aos trabalhadores independentes.
• Silbo: proposta inovadora para pagamentos P2P e pagamentos no comércio através do WhatsApp baseada em IA.
Para Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard Portugal, “o nível das fintechs concorrentes tem sido muito elevado e as propostas de valor de cada uma tem estado ao nível do que esperávamos para um programa como o “Mastercard For Fintechs”. O programa faz parte do compromisso da Mastercard com o ecossistema financeiro de duas formas: Ajudar as fintechs a crescer, ao mesmo tempo que aprende e inova com elas. O objetivo é beneficiar todo o ecossistema, impulsionar a inovação e tornar os pagamentos mais seguros, simples, inteligentes e inclusivos.”
“Mastercard For Fintechs”
O ‘Mastercard For Fintechs’ oferece acesso gratuito exclusivo às plataformas de formação e de aprendizagem de topo da Mastercard, a participação numa série de eventos fintech em toda a Europa e a oportunidade de participar numa competição internacional única de fintechs.
O concurso é dedicado a fintechs na fase seed e série A, que tenham implementado uma solução tangível no mercado e tenham atividade em pelo menos um dos seguintes países europeus – Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Portugal, nas áreas de pagamentos, Web3 e blockchain, novos fluxos de pagamento, bancos e PMEs, finanças integradas e/ou tecnologias verdes.
A fintech vencedora do evento final, que será realizado em Paris a 25 de novembro, receberá um prémio de 50 mil euros de apoio de marketing, e, ainda, acesso a outros recursos da Mastercard, como, por exemplo, acesso direto ao dia de seleção final do programa Start Path e apoio através de mentoria de especialistas e fundadores de outras fintechs.