A Mastercard e o Grupo Barraqueiro celebraram um acordo de parceria para o desenvolvimento de soluções que visam a adoção de sistemas de pagamento inteligentes.
A parceria, que envolve diversas iniciativas ao longo do ano, aposta na simplificação da aquisição de bilhetes de transporte ou da aceleração da utilização de pagamento contactless, com vista à melhoria da satisfação global dos passageiros, incluindo dos turistas que visitam o país.
Primeiro projeto com Fertagus
O primeiro projeto no âmbito desta parceria arranca com a Fertagus, empresa do Grupo Barraqueiro, com a concessão do serviço ferroviário suburbano na zona de Lisboa e pretende acelerar a adoção dos pagamentos contactless a bordo e facilitar a aquisição de títulos de transporte diretamente com o cartão bancário.
Este projeto, inclui, ainda, a participação da Ubirider, a startup portuguesa que presta serviços de Mobility-as-a-Service aos operadores de transportes, através da sua app proprietária Pick-Hub, na qual os utilizadores podem comprar bilhetes ou carregar o título mensal de transporte de uma forma segura e simples, evitando filas e sem necessidade de deslocação a um espaço físico, bastando apenas encostar o título de transporte ao telemóvel para efetuar o carregamento.
“Sabemos da importância das novas tecnologias no dia a dia das pessoas, em diversas áreas, entre as quais a dos transportes. Esta parceria com a Mastercard, numa primeira fase com a Fertagus, o operador ferroviário que liga as duas margens do Tejo e que integra o Grupo Barraqueiro, será progressivamente alargada a outras empresas do Grupo de forma a facilitar a ligação dos passageiros ao seu operador de transporte”, diz Artur Pedrosa, administrador do Grupo Barraqueiro.
Este gestor explica que “com esta parceria integra-se o serviço contacteless à operação urbana do Grupo Barraqueiro que movimenta mais de 300 milhões de passageiros por ano, utilizando, assim, o know how de uma das maiores referências mundiais ao nível dos pagamentos eletrónicos, a Mastercard. A ligação do Grupo Barraqueiro ao mundo digital tem como orientação final o cliente, fornecendo-lhe as ferramentas tecnológicas que lhe vão permitir uma mais fácil ligação ao seu operador de transporte, numa lógica de Mobility as a Service (MaaS).”
Por seu lado, a Country Manager da Mastercard Portugal, sublinha que “estamos entusiasmados por podermos trabalhar com o Grupo Barraqueiro no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, que impactem positivamente a vida de todas as pessoas que utilizam os transportes públicos no seu dia-a-dia, tornando a mobilidade mais simples e conveniente”.
Maria Antónia Saldanha salienta que “a compra e os pagamentos dos títulos de transporte são, naturalmente, uma peça fundamental em toda essa experiência. Ao simplificarmos os pagamentos e ao promovermos a adesão a tecnologias que já fazem parte das rotinas, como a utilização dos pagamentos contactless, estamos a contribuir para uma maior eficiência dos sistemas de transporte, mas sobretudo para uma melhor e mais cómoda experiência de utilização por parte de todos”.