A nova exposição da célebre artista sérvia, Marina Abramović, já está a dar que falar. Intitulada Imponderabilia, pode ser visitada na Royal Academy of Arts, em Londres, no Reino Unido, até dia 1 de Janeiro de 2024.
A instalação, considerada por muitos ‘incomum’, visa celebrar os 50 anos de carreira da artista que se tem distinguido pelo lado performative da sua arte.
Ao entrar na galeria, os visitantes podem escolher entre ingressar por uma porta normal ou passar entre dois corpos nus. Apesar de alguns acharem que é desagradável fazê-lo, o objetivo da artista é que público, quando confrontado com corpos despidos, se torne propenso a pensar na sua própria relação com a nudez, o género, a sexualidade, e o desejo.
A perfomance foi encenada pela primeira vez em 1977, pela artista e o seu namorado na altura.
É de notar que Duarte Melo, o ator português, participa na exposição numa das peças perfomativas. Melo foi escolhido pela equipa de Marina Abramović, e é o primeiro e único ator português a trabalhar com a conceituada artista.
Abramović, que já conta com 76 anos, é dos nomes mais importantes no mundo das artes. É, também, a primeira mulher a expor em nome individual na Royal Academy of Arts, fundada em 1768.
A exposição vai estar disponível até o dia 1 de janeiro de 2024.