Durante três dias, de 18 a 20 de setembro, a Alfândega do Porto vai ser um laboratório-oficina que reúne makers (criadores), inventores, artistas, escolas, universidades, empresas, associações e projetos de todo o país para mostrar aquilo que está a ser criado e desenvolvido, dando a possibilidade aos visitantes de descobrir propostas nas áreas da tecnologia, fabricação digital, robótica, eletrónica, ciência, artes, sustentabilidade, economia circular, entre muitas outras áreas de intervenção.
A “Maker Faire Porto vai decorrer entre 18 e 20 de setembro.
Esta feira pretende ser uma espécie de convite a “experimentar, construir, aprender e interagir diretamente com os projetos e os seus criadores através de workshops e demonstrações ao vivo, experiências práticas ou outras oportunidades de interação com quem transforma ideias em realidade todos os dias”, salienta a organização. Paralelamente, haverá palestras, exposições e atividades para famílias pensadas para encurtar caminhos entre as ideias e os vários públicos.

“Enquanto reflexo do espírito maker, a Maker Faire Porto é um espaço onde a curiosidade ganha vida e onde qualquer pessoa pode descobrir que a inovação não acontece apenas nos laboratórios ou nas grandes empresas, mas também nas escolas, nas oficinas, nos Fab Labs, nas associações e nas comunidades que todos os dias encontram novas formas de criar e resolver problemas. Este evento é um espaço para quem cria, mas também para quem quer descobrir, experimentar e aprender”, destaca João Leão, do Viva Lab Porto.
O evento procura reunir pessoas de áreas diferentes para colaborar e construir algo em conjunto, mobilizando a educação, a ciência, a sustentabilidade e a inovação.
O evento é co-organizado pelo VIVA Lab Porto (Laboratório de Fabricação Digital e Educação Maker, membro da rede internacional Fab Lab e da rede Precious Plastic), pelo CRU Creative Hub, pela The Backstage Agency, pela Makers Portugal e pela Make – entidade responsável pelo licenciamento oficial da Maker Faire.
Os acessos têm um custo entre 18 euros (1 dia) e 23 euros (2 dias), existindo descontos para crianças e famílias O primeiro dia é dedicado a escolas. Os bilhetes estão disponíveis em https://makerfaireporto.com





