No âmbito do Dia da Mulher que se assinala amanhã, 8 de maio, a DS Intermediários de Crédito, marca especializada na prestação de serviços de consultoria e intermediação de crédito refere que 59 das suas 96 lojas têm na sua direção uma mulher a liderar a atividade enquanto negócio próprio e algumas têm a gestão de mais do que uma loja. As mulheres estão a liderar as direções nesta empresa representando atualmente 61,4% das lojas da marca.
“A intermediação de crédito, área associada, maioritariamente ao género masculino, tem vindo a ser cada vez mais apetecível para as empreendedoras portuguesas. Prova disso é que 2021 foi o ano em que a DS Intermediários de Crédito integrou mais mulheres na liderança desde a sua fundação em 2017, somando 14 novas diretoras na marca”, destaca a empresa.
“Enquanto mulher na direção da marca é gratificante constatar a aposta das empreendedoras portuguesas na nossa rede. Estamos preparados para receber todos aqueles que ambicionam empreender, mas contar com mulheres nesta área em particular, historicamente rotulada ao género masculino, é uma prova que o tecido empresarial português está a mudar e a rumar à igualdade e à paridade no nosso setor.” refere Marta Almeida, Diretora Coordenadora Nacional da DS Intermediários de Crédito.
Ao caracterizar as mulheres que estão a ingressar na rede, a empresa indica que as líderes têm entre os 27 e os 59 anos, 57,5% são da região norte do país e 50% são licenciadas.
Oito em cada dez destas empreendedoras já são mães. Por seu lado, 57,5% partilha a direção com marido ou companheiro.
Sobre estes dados, Catarina Matos, Diretora Coordenadora Nacional Adjunta da empresa diz que “é um orgulho contarmos ativamente com lideranças no feminino e esperamos, também, ser um exemplo para todas as mães, mostrando-lhes que é possível conciliar a família com um negócio próprio, ao mesmo tempo, que se aposta numa nova carreira e se alcança o sucesso, profissionalmente.”
Para estas gestoras os atributos que mais fazem a diferença numa liderança no feminino são: o foco (35%), o lado humano (22,5%), o multitasking (22,5%) e o planeamento e a organização (20%). Quando a questão é o futuro, 67,5% refere que deseja o sucesso profissional e a realização pessoal e ter cada vez mais lojas da marca sob a sua gestão.
A DS Intermediários de crédito conta, atualmente, com mais de 700 colaboradores distribuídos por todo o país