O alemão Boris Becker, 55 anos, foi um dos melhores tenistas de sempre, tendo vencido seis torneios do Grand Slam, sendo uma das figuras de referência quando se fala em Wimbledon, dado que foi uma prova que ganhou por três ocasiões (1985, 1986 e 1989) e tendo ainda sido o mais jovem vencedor do Torneio de Wimbledon, quando tinha 17 anos, numa final ganha ao norte-americano Kevin Curren por 3-1, com os parciais 6-3, 6-7, 7-6 e 6-4.
O ex-tenista e ex-nº1 do ranking ATP foi, em abril do ano passado, notícia pelo facto de ter sido condenado à prisão, no Reino Unido, por crimes financeiros, entre os quais ter dissimilado ou transferido ilicitamente 2,5 milhões de libras, não ter declarado a sua parte numa propriedade de £ 1 milhão na sua cidade natal, Leimen, na Alemanha, e de ter ocultado um empréstimo bancário de quase £ 700.000 – no valor de £ 1,1 milhão com juros -, bem como a participação numa empresa de tecnologia onde detinha 75.000 ações avaliadas em £ 66.000. Tudo para não enfrentar um plano de pagamento de dívidas contraídas, depois de ter declarado falência em 2017 devido a um empréstimo não pago de mais de £ 3 milhões na sua propriedade em Mallorca, na Espanha.
Becker cumpriu oito anos da pena efetiva no Reino Unido, de uma pena de dois anos e meio, após a qual foi deportado para a Alemanha.
O historial de Becker também não ajudou, já que, em 2002, foi condenado na Alemanha a dois anos de pena suspensa e a uma multa de 500 mil euros por não ter pago 1,7 milhões de euros de impostos.
A ascensão e queda de um astro foi a inspiração de um documentário “O Mundo x Boris Becker” (“Boom! Boom! The World vs. Boris Becker”), na Apple TV, que traça um retrato da polémica vida e carreira do tenista, trazendo entrevistas com John McEnroe, Novak Djokovic, Björn Borg e outros ícones.
Quem é a namorada de Boris Becker?
No ano passado, a acompanhar o ás do ténis ao tribunal esteve Lilian de Carvalho Monteiro, sua namorada, segundo consta desde junho de 2020, dois anos depois de Becker se ter divorciado da sua segunda mulher (Sharlely ‘Lilly’ Becker com quem esteve casado nove anos, entre 2009 e 2018; o seu primeiro casamento foi com Barbara Becker, de 1993 a 2001).
Apesar da prisão de Becker, Lilian de Carvalho Monteiro manteve-se fiel ao alemão, com o casal a ser visto em público em diversas ocasiões, incluindo no passado mês de junho na gala de abertura do torneio de ténis Mallorca Championships.
Lilian de Carvalho Monteiro nasceu em 1988 na ilha de São Tomé e Príncipe, sendo uma das três filhas de Victor Tavares Monteiro, militar, ex-ministro da defesa no país (em 2002), candidato às presidenciais em 2021 e deputado eleito pelo Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe — Partido Social Democrata (MLSTP-PSD).
Lilian passou grande parte da sua juventude em Roma, onde frequentou uma escola particular antes de estudar na Universidade de La Sapienza.
Lilian veio para Londres estudar na Escola de Estudos Orientais e Africanos, onde obteve o seu mestrado aos 25 anos.
Lilian construiu uma carreira como analista de risco político em Londres. Tem três licenciaturas, incluindo um mestrado em Estudos Africanos da Escola de Estudos Africanos e Orientais de Londres.
Com um elevado grau de instrução, Lilian fala cinco línguas (para além de português, fala alemão e inglês) e, de acordo com algumas fontes, poderá ter um património entre um e dois milhões de dólares.
Qual é o património líquido de Boris Becker?
Para além de tenista, Becker foi treinador da modalidade que o consagrou, sendo o coach de Novak Djokovic, entre 2013–16.
A sua fama deu-lhe acesso a patrocínios valiosos e durante o seu julgamento em Inglaterra, a cuja última audiência compareceu com uma gravata de Wimbledon, o tribunal teve conhecimento de que o antigo tenista ganhou 38 milhões de libras (44 milhões de euros) só em prémios monetários e patrocínios, o equivalente a cerca de 100 milhões de libras (117 milhões de euros) em dinheiro atual.
No entanto, Becker conseguiu esbanjar a maior parte da sua fortuna e, atualmente, diz-se que terá apenas 800.000 libras (algo como 940 mil euros).
Uma grande parte dos seus rendimentos foi investida num dispendioso acordo de divórcio com a sua primeira mulher, Barbara, que terá rondado os 12 milhões de libras.
Becker foi também condenado a pagar 2 milhões de libras à modelo russa Angela Ermakova, a mãe do seu terceiro filho (tido fora do casamento e quando a sua então mulher estava com contrações no hospital).
No entanto, Becker também tinha um estilo de vida dispendioso que se revelou insustentável.
Todos os meses pagava 22.000 libras de renda por uma casa em Wimbledon.
Além disso, fez um investimento de 8 milhões de libras no mercado nigeriano do petróleo, cujo valor caiu a pique.
Devido à sentença de prisão no Reino Unido, Boris Becker não tem permissão para voltar ao solo britânico até outubro de 2024.
A santomense Lilian de Carvalho Monteiro é, neste momento, a figura de referência e de conforto do antigo tenista, que deixou a carreira em 1999, após 49 títulos individuais e 15 títulos de pares, entre os quais uma medalha de ouro pela Alemanha (com Michael Stich) nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992.