Larry Ellison, o bilionário presidente da Oracle, ultrapassou o fundador da Amazon, Jeff Bezos, como a segunda pessoa mais rica do mundo, com as ações da Oracle a subirem novamente na segunda-feira.
Ellison – que detém cerca de 40% das ações da Oracle – passou a dispor de um património líquido de cerca de 206 mil milhões de dólares, após um aumento de 8,3 mil milhões de dólares (4,2%), de acordo com a lista de bilionários em tempo real da Forbes.
As ações da Oracle subiram quase 5% para mais de 170 dólares, aumentando o património líquido de Ellison, enquanto as ações da Amazon caíram ligeiramente (0,6%), subtraindo cerca de 1,6 mil milhões de dólares ao património líquido de Bezos de 203,4 mil milhões de dólares.
Ellison agora só fica atrás da fortuna de US $ 250.7 mil milhões do CEO da Tesla, Elon Musk, pelo título de pessoa mais rica do mundo, enquanto Bezos agora está à frente do fundador da Meta, Mark Zuckerberg (US $ 183.5 mil milhões).
As acções da Oracle subiram 21% nas últimas cinco sessões de negociação, depois de terem divulgado um forte relatório de resultados e orientações na semana passada, superando as expectativas dos analistas.
A empresa de software de computação em nuvem anunciou também uma parceria com a Amazon Web Services, juntando-se a anteriores acordos com a Google e a Microsoft.
A recuperação da Oracle aumentou a riqueza de Ellison, colocando o presidente da empresa, de 80 anos, à frente de Zuckerberg e Bernard Arnault, o diretor executivo da LVMH e o homem mais rico da Europa.
Ellison deverá tornar-se o acionista maioritário da Paramount, empresa-mãe da CBS, assim que David Ellison, filho de Larry e diretor executivo da Skydance Media, concluir a aquisição da empresa.
34 mil milhões de dólares. É quanto a fortuna de Ellison aumentou desde que atingiu os 172 mil milhões de dólares a 6 de setembro, quando Ellison foi classificado como a quinta pessoa mais rica do mundo.
(Ty Roush/Forbes Internacional)