A Lamborghini apresentou o Countach LPI 800-4, uma futurista edição limitada a 112 unidades, que presta homenagem ao estatuto de ícone do Countach, enquanto modelo que rompeu todas as regras em termos de design e tecnologia, quando surgiu como protótipo no salão automóvel de Genebra em 1971 (como LP500) e depois como modelo de série em 1974 (como LP400) como sucessor de outro ícone, o Miura.
Desta feita, o fabricante automóvel reinterpretou o Countach para os dias de hoje, recorrendo à eletrificação para lhe dar uma configuração híbrida mild-hybrid e manter, até no batismo, o alcance da palavra Countach, expressão de surpresa e assombro no dialeto piemontês que se pronuncia “Coon-tach” e que significa esplêndido e magnífico.
Este novo Countach LPI 800-4 tem tudo para ser uma tentação para colecionadores.
Com chassis monocoque e com todos os painéis da carroçaria em fibra de carbono, o Countach LPI 800-4 segue as linhas angulosas do legado do Countach, o patriarca dos superdesportivos modernos e do atual design da Lamborghini, possuindo um motor V12 atmosférico de 6,5 litros, combinado com a tecnologia híbrida de supercondensadores da marca italiana.
Este modelo garante uma potência máxima combinada de 814 cv (arredondada para 800 na sua designação comercial), consequência do seu motor naturalmente aspirado (780 cv) e do seu motor elétrico de 48 Volt, montado diretamente na caixa de velocidades, que disponibiliza 34 cv adicionais para oferecer uma resposta imediata e uma superior performance.
Supercondensador garante mais potência
Toda esta potência é transmitida às rodas através de um sistema de tração integral permanente. O motor elétrico é alimentado por um supercondensador, que proporciona três vezes mais potência por comparação com uma bateria de iões de lítio com o mesmo peso.
O Countach LPI 800-4 tem um peso a seco de 1595 kg, para uma relação peso/potência de 1,95 kg/cv.
As prestações são alucinantes: o LPI 800-4 acelera dos 0-100 km/h em somente 2,8 segundos, faz os 0-200 km/h em 8,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 355 km/h.
“O Countach LPI 800-4 é um automóvel visionário para a sua época, como o foi o seu antecessor”, refere Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini.
“Um dos mais importantes ícones da indústria automóvel, o Countach não só incorpora os princípios de design e engenharia da Lamborghini, como representa a nossa filosofia de reinventar os limites, alcançar o inesperado e extraordinário, e, mais importante, ser o ‘material de que são feitos os sonhos’. O Countach LPI 800-4 presta tributo a este legado da Lamborghini, mas não é retrospetivo: imagina como o emblemático Countach dos anos de 1970 e 1980 poderia ter evoluído até tornar-se num modelo superdesportivo de elite desta década”, afirma Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini.
Winkelmann destaca o facto deste Countach LPI 800-4 preservar “a tradição da Lamborghini de olhar em frente, de explorar novas vias em termos de design e tecnologia, ao mesmo tempo celebrando o ADN da nossa marca. É um Lamborghini que expressa de forma inata o poder duradouro e emotivo da marca: sempre inspirador e emocionante de ver, de ouvir e, acima de tudo, de conduzir”.
Descendente de várias gerações do Countach
A marca sublinha que o Lamborghini Countach LPI 800-4 é identificável como o descendente das várias gerações do Countach, sendo “testemunho do duradouro impacto do design do Countach original, que se tornou num automóvel de referência da década de 1980, e num símbolo do automóvel e do estilo de vida ‘ultra-cool’”.
A traseira do Countach LPI 800-4 é reconhecível pela sua distintiva forma de cunha invertida. O LPI 800-4 conta com as quatro ponteiras de escape da família Countach, unidas no interior do difusor traseiro em fibra de carbono. O acesso para condutor e passageiro faz-se através das famosas portas de abertura em “tesoura”, introduzidas pela primeira vez pelo Countach, e que se tornaram numa assinatura dos Lamborghini com motor V12.
Não existe uma asa traseira fixa fora das linhas puras e as tomadas de ar estão integradas de forma fluída nos musculosos ombros do veículo, embelezadas com as distintivas “brânquias” do Countach.
“O primeiro Countach há alguns anos que tem estado presente no nosso Centro Stile como modelo a seguir”, explica Mitja Borkert, responsável do Centro Stile. “Cada vez que olho para ele, fico com a pele arrepiada e serve como lembrança perfeita, para mim e para toda a equipa de design, para desenhar cada futuro Lamborghini de uma forma visionária e futurista. É uma parte inegociável do nosso ADN; a sua essência, se assim quisermos. O primeiro Countach deu forma ao ADN do design da Lamborghini como nenhum outro automóvel; o novo Countach transporta esse carácter não convencional e arrojado para o futuro”.
Interior de grande exclusividade
O Countach LPI 800-4 foi revelado no The Quail, nos EUA, na exclusiva cor Bianco Siderale, contendo um toque de azul perlado, e reminiscente do Countach LP 400 S do próprio Ferruccio Lamborghini, completado com um interior em pele vermelha e preta.
Os proprietários da exclusiva edição limitada Countach LPI 800-4 podem escolher entre uma ampla gama de pinturas exteriores Heritage, na sua maioria cores sólidas, como Impact White, Giallo e Verde Medio. Outras hipóteses são cores modernas, na sua maioria metalizadas, como o Viola Paisfae ou o Blu Uranus.
Os interiores estão disponíveis em quatro configurações, monocolores ou bicolores, também disponíveis numa seleção de cinco cores para a alcatifa, o teto e as costuras.
O interior também recorre a elementos de design do Countach original, mas no contexto de um automóvel moderno. A pele clássica e luxuosa apresenta costuras geométricas, tanto nos bancos especificamente desenhados para o efeito, como no painel frontal, exibindo um motivo quadrado que é uma referência ao estilo ousado e ao otimismo do design e da tecnologia dos anos de 1970.
As 112 unidades que serão feitas evocam o nome interno do projeto, “LP 112”, utilizado durante o desenvolvimento do Lamborghini Countach original.
As jantes do Countach LPI 800-4, de 20″ (dianteiras) e de 21″ (traseiras), foram criadas segundo o estilo “telefone” dos anos de 1980, estando equipadas com discos de travão cerâmicos e revestidas por pneus Pirelli P Zero Corsa.
No habitáculo, um ecrã táctil central HDMI de 8,4″, exclusivo do LPI 800-4, permite gerir os controlos do veículo, incluindo conetividade Apple CarPlay. Também inclui um botão exclusivo, denominado “Stile” (Design): quando pressionado, explica a filosofia de design do Countach à sua privilegiada audiência.
Produzido numa série limitada a 112 unidades, este número evoca o nome interno do projeto, “LP 112”, utilizado durante o desenvolvimento do Lamborghini Countach original.
O Countach LPI 800-4 será entregue a partir do primeiro trimestre de 2022 aos proprietários de todo o mundo, que terão o privilégio de conduzir uma peça da história do automóvel recriada para o futuro.