Pela primeira vez, mais de 40 agentes da fileira do vinho em todo o mundo uniram forças através da criação da Sustainable Wine Roundtable (SWR) que tem como objetivo reforçar o setor vitivinícola em matérias de sustentabilidade.
Tendo por base os inúmeros protocolos e programas de sustentabilidade existentes para o setor vinícola, o SWR irá desenvolver uma norma de referência global que clarifique o consenso da comunidade vitivinícola sobre o significado exato do conceito de sustentabilidade e a forma como esta é implementada e medida.
“Este trabalho providenciará uma orientação clara e credível sobre como colocar as vinhas e as adegas no caminho da sustentabilidade e ajudará retalhistas e os consumidores a classificar os vários rótulos e claims ecológicos”, afirma a SWR.
O SWR dinamizará grupos de trabalho com o intuito de desenvolver as melhores práticas e ferramentas em questões relevantes da sustentabilidade, sensibilizar, juntar atores da indústria e posicionar a comunidade vitivinícola a nível mundial como uma força em prol de um mundo melhor.
Membros fundadores
Os membros fundadores do SWR são: Ahold Delhaize, Alko, Alliance Wine, Amorim, Amorim Cork, BLB Vignobles, British Glass, BSI, Catena Institute of Wine, Château Léoube, CIVB, Cloudy Bay, Concha y Toro, Diversity in Food and Beverage, Domaine Bousquet, Dr. Loosen, Enotria&Coe, Equalitas, Famille Perrin, Fish Friendly Farming, Food Alliance, Grupo Avinea, Hochschule Geisenheim University, International Wineries for Climate Action, JancisRobinson.com, Journey’s End Vineyards, Lidl GB, Napa Green, New York Wine & Grape Foundation, North South Wines, Preferred by Nature, Ramón Bilbao, Schenk Group, Ste. Michelle Wine Estates, Sustainable Agriculture Network, Sustainable Winegrowing Australia, Sustainable Winegrowing British Columbia, Systembolaget, The Co-op UK, The Fairtrade Foundation, The Porto Protocol, The Wine Society, Treasury Wine Estates, Vingruppen, Vintage Wine Estates, Waitrose & Partners, Whole Foods Market, Wines of South Africa, WWF South Africa.
“Convidamos todos os membros da comunidade vinícola a juntarem-se a nós”, diz Richard Bampfield, da SWR.
Richard Bampfield MW, Presidente inicial desta mesa-redonda, sublinha a existência de”muitos programas e projetos inovadores que visam tornar as vinhas e as adegas mais amigas do ambiente e socialmente justas. O nosso objetivo é reuni-los, gerando a clareza, coesão e colaboração necessárias para que o setor vitivinícola se estabeleça como um líder no panorama mundial da sustentabilidade”.
Adrian Bridge, Líder da Fundação Porto Protocol, afirma que, “enquanto organização, acreditamos que é através da ação colaborativa que seremos capazes de responder eficazmente às alterações climáticas. Por essa razão, estamos a criar uma rede de partilha de soluções climáticas para o setor vitivinícola a nível mundial. É com sentido de missão que unimos esforços com a SWR, uma instituição com um propósito alinhado com o nosso, para que em conjunto consigamos contribuir e beneficiar a comunidade do vinho em todo o mundo, esclarecendo conceitos e diretrizes relativas ao desenvolvimento sustentável”.
Para António Amorim, Presidente da Corticeira Amorim, “vinho e sustentabilidade têm uma clara relação que é reforçada pelo papel da cortiça natural. É com orgulho que nos juntamos a este prestigioso grupo de membros fundadores da Sustainable Wine Roundtable para fortalecer a liderança já demonstrada pelo setor vinícola nas questões ambientais e sociais. As credenciais de sustentabilidade da cortiça são imbatíveis, mas não são totalmente realizadas até que possamos compartilhá-las com os nossos clientes, pelo que esperamos que as iniciativas da SWR apresentem a oportunidade certa de fazer exatamente isso”.
A SWR estará aberta para adesão geral em 2022.
Laura Catena, Diretora Geral da Catena Zapata & Fundadora do Catena Institute of Wine, refere que para “elevar a nossa região por mais 200 anos precisamos de preservar o nosso ecossistema e as nossas tradições agrícolas. Há mais de uma década criámos o Código de Sustentabilidade para a Argentina e hoje centramos a investigação do Catena Wine Institute na compreensão do nosso terroir, na seleção das nossas plantas e do seu ecossistema, para que possamos preservá-los para as gerações vindouras. Tendo em conta os nossos compromissos, estamos encantados por aderir à SWR”.
Marcus Ihre, Diretor de Sustentabilidade da Systembolaget, reforça a necessidade da indústria do vinho “se unir para definir a sustentabilidade, desenvolver um padrão global, colaborar e trabalhar na forma de comunicar com os consumidores. A Systembolaget tem o prazer de apoiar este trabalho como membro fundador”.
A SWR é uma coligação singular – a única mesa redonda global, independente, sem fins lucrativos, com múltiplos intervenientes, construída para incluir todos os agentes do setor, desde produtores a consumidores.
Anne Jones, Gestora de Categoria: Cervejas, vinhos e bebidas espirituosas na Waitrose & Partners, enfatiza o facto da sustentabilidade ser “importante para os nossos clientes. A SWR será uma excelente forma de trabalharmos com outros para aprendermos como todos podemos clarificar as mensagens de sustentabilidade para o vinho e impulsionar a mudança”.
“A SWR apoia a comunidade vinícola na criação de um mundo onde o vinho de alta qualidade é produzido, comercializado e consumido de forma a conservar e regenerar ecossistemas, proteger os direitos humanos, promover a igualdade e a inclusão, e gerar prosperidade, orgulho e paixão pela excelência. A nossa missão é reunir a comunidade vitivinícola global para alcançar essa visão”, aponta os responsáveis da SWR.
A SWR é acolhida pela Sustainable Wine Ltd, uma empresa sem fins lucrativos, criada para ajudar a tornar a sustentabilidade um elemento dominante no setor do vinho.