No início do ano, a Indico Capital Partners lançou o Indico Blue Fund, um fundo de sustentabilidade oceânica de 50 milhões de euros. Esta parceria irá reforçar esta aposta no investimento sustentável e na inovação, bem como na proteção da vasta costa portuguesa e não só.
A sociedade de capital de risco anunciou agora, à margem da United National Ocean Conference, em Lisboa, uma parceria com a organização de sustentabilidade oceânica, Hope Zones Foundation.
Essa parceria prevê que a Indico apoie a missão da Hope Zones para acelerar, em Portugal, a meta acordada pela ONU de atingir 30% das áreas oceânicas protegidas até 2030.
Para isso, a Indico contribuirá para o trabalho da Hope Zones “na promoção da prosperidade a longo prazo das comunidades costeiras, protegendo a biodiversidade, reduzindo a extinção de espécies e mantendo a capacidade do planeta de armazenar CO2”, refere em comunicado.
João Macedo, surfista de ondas grandes da World Surf League, ativista ambiental e cofundador da Hope Zones Foundation, aconselhará o Fundo Azul da Indico, fornecendo insights cruciais de especialistas sobre negócios circulares e práticas de restauração de habitats.
O Indico Blue Fund, um fundo de capital de risco de 50 milhões de euros dedicado à Economia Azul, definiu em junho os seus dois primeiros investimentos neste setor.
A Hope Zones irá colaborar com a Indico na definição de indicadores de desempenho de impacto para cada uma das empresas investidas, de forma a garantir que o portfólio do Blue Fund contribui de forma fiável para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o objetivo 14º – Vida Subaquática.
Stephan Morais, Managing General Partner da Indico, diz que “o Indico Blue Fund está comprometido com uma contribuição positiva para a ação climática e a parceria com a fundação Hope Zones é crucial neste sentido. João Macedo e a equipa têm um longo historial de proteção ambiental e a sua intenção de promover áreas marinhas protegidas e comunidades costeiras sustentáveis é convergente com o objetivo do fundo. Os nossos investidores estão à procura de retornos financeiros em paralelo com ações climáticas positivas”.
“O Indico Blue Fund está comprometido com uma contribuição positiva para a ação climática”, refere Stephan Morais.
João Macedo, co-fundador da Hope Zones, explica que “esta parceria vai acelerar o nosso esforço de proteção do oceano e da terra dentro das Zonas Esperança definidas da Arrifana, Açores, Nazaré e Sintra. Estamos a enfrentar um enorme desafio de proteção para preservar essas áreas para as gerações futuras e é ótimo ver que a Indico Capital está a esforçar-se para nos ajudar a fazer o nosso trabalho”.
André Almeida Santos, Indico Partner acrescenta que “o nosso pipeline de negócios potenciais do Blue Fund é rico em potenciais investimentos para apoiar a conservação da biodiversidade, negócios de economia circular e captura de carbono. Portugal está a revelar-se o oceano fértil de oportunidades que esperávamos, e a colaboração da HZF vai permitir-nos impulsionar muitas destas soluções à escala global.”