A época natalícia e de passagem de ano avizinha-se positiva para o setor hoteleiro. De acordo com dados da Guestcentric, plataforma que agrega centenas de hotéis, há um aumento na procura por hotéis em Portugal, para o Natal e o Ano Novo.
A Guestcentric recolheu os dados até o início de novembro 2023 e concluiu que “as pesquisas para estadias durante o período de Natal registaram um aumento substancial de 45% em comparação com o ano anterior”. E realça que o preço médio dos alojamentos para o período natalício aumentou 26% face ao verificado em 2022.
No que se refere às estadias na véspera do Ano Novo, as pesquisas registaram “um aumento ainda mais significativo, disparando 56%. A aceleração na atividade de pesquisa foi especialmente visível em outubro. Os preços médios para estadias na véspera do Ano Novo estão atualmente 23% acima de 2022”.
Citado em comunicado o CEO da Guestcentric, Pedro Colaço, sublinha que “os hotéis portugueses podem esperar uma época de Natal francamente positiva este ano, com procura muito elevada, tanto para o Natal como para o Ano Novo. Os nossos dados revelam um aumento substancial nas pesquisas e nas reservas por hotéis, refletindo o regresso definitivo na confiança dos viajantes”. Apesar deste cenário, Pedro Colaço destaca que “o desafio neste momento para os hotéis é como gerir o seu negócio de forma rentável, nestes tempos incertos, e gerir os picos súbitos na procura”. O CEO da Guestcentric explica que, com estes dados, “quisemos ajudar os hoteleiros portugueses, alertando-os para o negócio potencial e existente, no panorama mais genérico da hotelaria em Portugal”.
E remata dizendo que “a indústria hoteleira demonstrou resiliência e capacidade de adaptação face aos enormes desafios dos últimos anos. Agora, mais do que nunca, os hotéis devem delinear verdadeiras estratégias que aproveitem a tecnologia disponível, para otimizar as suas operações e melhorar a experiência do cliente”.