O grupo grego Autohellas está a expandir a sua atividade internacional no mercado português, adquirindo 90% (dos quais 4,4% de ações em Tesouraria) do capital social da empresa portuguesa “HR Aluguer de Automóveis S.A. (HR Automóveis)”, franchisado da Hertz International em Portugal, no valor total de 31,5 milhões de euros.
Assumindo que certas metas anuais de rentabilidade da HR Automóveis são atingidas entre 2022-2024, é possível que a avaliação seja aumentada em até € 7,5 milhões, o que significa que o valor total final do negócio pode chegar a € 39M. Até aqui, o negócio da Hertz no nosso país era gerido pelo grupo em regime de franchise desde 1998. O atual CEO da Hertz Portugal é Duarte Guedes.
O grupo Autohellas pertence ao grupo Vassilakis, principal acionista da companhia aérea privada Aegean Airlines e representante na Grécia da Hertz.
A transação está sujeita a aprovações necessárias e deverá ser finalizada nos próximos 30 a 60 dias.
Com esta transação, o Grupo Autohellas pretende acelerar o seu crescimento, “mas também para desenvolver sinergias significativas através de possíveis investimentos conjuntos em tecnologia, para aumentar o seu poder de compra de veículos e evoluir o seu acesso comercial ao setor de lazer do sul da Europa”, refere.
Atividades no setor automóvel
O grupo Autohellas foi estabelecido na Grécia há mais de 50 anos e está cotado na bolsa desde 1999, trabalhando o setor automóvel, com atividades de aluguer de carros a curto prazo, leasing operacional e gestão de frotas, importação e comercialização e distribuição a retalho de automóveis.
O grupo tem, igualmente, experiência no aluguer de automóveis fora da Grécia, tendo anteriormente obtido os direitos de franchising da Hertz na Bulgária, Roménia, Sérvia, Montenegro, Chipre, Ucrânia e Croácia.
Após a aprovação, o HR Automóveis passará a ser a maior subsidiária do Grupo Autohellas fora da Grécia.
Este é o terceiro investimento grego em Portugal nos últimos dois anos, a seguir ao dos grupos hoteleiros Sani/Ikos e Domes Resort.