Quando se trata de relógios de luxo, a Grand Seiko é uma das marcas mais recentes. Foi criada em 1960 como uma coleção de luxo premium dentro da linha Seiko, separada das coleções principais de preço mais baixo.
Em 2017, a Seiko Corporation tornou a Grand Seiko uma marca independente, com a sua própria filosofia de distribuição e design, e o seu prestígio entre os colecionadores nunca foi tão forte.
“O fascínio da Grand Seiko como marca de relógios de luxo é duplo. Primeiro, é uma opção acessível em comparação com os modelos de outras marcas de luxo da sua classe – relógios com calibres internos de elite, além de acabamentos de alta relojoaria e engenharia de caixa. Em segundo lugar, os designs são inspirados na natureza, especificamente na beleza natural do Japão”, refere Carol Besler, especialista em relógios da Forbes.
Movimento Spring Drive
Um dos ativos mais fortes da Grand Seiko é o movimento Spring Drive. É um relógio mecânico tradicional acionado por um sistema de corda automática – um rotor alimentado pelo movimento do pulso – mas a energia é transferida para um módulo de quartzo.
Ao contrário de outros quartzos, não há necessidade de bateria e é extremamente preciso em comparação com a maioria dos relógios mecânicos tradicionais. Este relógio contém o Calibre Spring Drive 9R31 de corda manual, com uma classificação de precisão de +/- 1 segundo por dia (+/- 15 segundos por mês) e uma reserva de marcha de 72 horas.
O fabricante lança agora a edição limitada Spring Drive 44GS 55º Aniversário, uma edição de 1.500 peças inspirada na lua sobre as montanhas Shinshu no norte do Japão, onde os relógios Spring Drive são feitos.
O relógio tem um preço recomendado de venda de $8,100, cerca de 8030 euros, e evoca o 44GS de 1967, relógio que incorporou pela primeira vez o código de design conhecido como “Grand Seiko Style”, o conjunto de nove princípios que deram ao Grand Seiko o seu ADN.
O mostrador deste Spring Drive 44GS 55º Aniversário tem uma cor azul profunda inspirada na beleza da lua cheia no céu noturno acima das montanhas de Shinshu. O padrão de raios de sol no mostrador pretende recriar o brilho lançado pela lua sobre a paisagem quando está no ponto mais alto do céu. As letras GS e o ponteiro dos segundos são numa cor dourada que ecoa o brilho da lua cheia.