As empresas tecnológicas portuguesas que pretendam internacionalizar-se têm até ao dia 1 de maio para se candidatarem online à segunda edição dos Tech Rocketship Awards (TRA), iniciativa da autoria do Department for International Trade (DIT), organismo britânico responsável por promover a expansão internacional das empresas britânicas e atrair investimento estrangeiro para o Reino Unido.
São seis as categorias abertas a concurso este ano: Inteligência Artificial, 5G, Agrotecnologia, Saúde digital, Cibersegurança e Tecnologia para o clima. Existe ainda o Diversity in Tech Award, de forma a combater a falta de financiamento na Europa para negócios com representação diversa.
Promovidos em Portugal pelo DIT da Embaixada do Reino Unido, os TRA terão como prémio final um programa de aceleração no mercado britânico, feito à medida de cada um dos seis vencedores.
19 de maio, em Lisboa
O evento local de seleção das empresas irá decorrer no dia 19 de maio em Lisboa, e terá dois momentos: a manhã será dedicada a uma masterclass promovida pelo Global Entrepreneur Programme (GEP) do DIT, parceiro dos Tech Rocketship Awards, sobre como preparar o pitch perfeito e o desenvolvimento de estratégias para o mercado global.
Nesta sessão, poderão participar não só as empresas concorrentes aos prémios, mas também todas as startups portuguesas que estejam a preparar a sua internacionalização e queiram beneficiar desta sessão.
Painel de seis jurados
Já da parte da tarde decorrerá a ronda de seleção, na forma de uma pitching session. Aqui, as empresas candidatas apresentarão o seu negócio a um painel de jurados composto por seis membros: António Dias Martins (Diretor Executivo da Startup Portugal), Derek Goodwin (Head of Entrepreneurship and the Global Entrepreneur Programme, DIT), Jude Ower (Founder/CEO of Playmob; Dealmaker of the Global Entrepreneur Programme, DIT), Simon Sprince (Managing Director at Curator Technologies; Dealmaker of the Global Entrepreneur Programme, DIT), Stephan de Moraes (Managing General Partner da Indico Capital Partners) e Tony Hughes (Co-founder & Commercial Director at CityCurator; Dealmaker of the Global Entrepreneur Programme, DIT).
As três empresas portuguesas vencedoras do pitching nacional terão a hipótese de se qualificarem como semi-finalistas. A acrescentar a isto, irão também ter a oportunidade de marcar presença na London Tech Week, a decorrer em Londres entre 13 e 15 de junho.