Governo aprova redução do preço das portagens em 30% em várias ex-SCUT

Os veículos de classe 1 vão beneficiar de uma redução de 30% nas portagens em algumas ex-SCUT (Portagens Sem Custos para o Utilizador), entre as quais a A22, A23 e A24, a partir de janeiro, anunciou ontem o Governo. “Vamos ter uma redução de 30% face aos preços atuais em vias como a A22, a…
ebenhack/AP
Os veículos de classe 1 vão beneficiar de uma redução de 30% nas portagens em algumas ex-SCUT entre as quais a A22, A23 e A24, a partir de janeiro, anunciou ontem o Governo.
Economia

Os veículos de classe 1 vão beneficiar de uma redução de 30% nas portagens em algumas ex-SCUT (Portagens Sem Custos para o Utilizador), entre as quais a A22, A23 e A24, a partir de janeiro, anunciou ontem o Governo.

“Vamos ter uma redução de 30% face aos preços atuais em vias como a A22, a A23, a A24, a A25, a A4, a A13 e a A13-1”, disse a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A decisão foi tomada ontem em reunião do Conselho de Ministros e pretende repor “justiça territorial” no interior, explicou em conferência de imprensa.

Segundo a ministra, Ana Abrunhosa, estes descontos vão entrar em vigor em janeiro de 2024.

Fonte do Ministério da Coesão Territorial referiu à Lusa que o desconto de 30% aplica-se aos veículos ligeiros de passageiros (classe 1) e que as viaturas das restantes classes, como veículos pesados de passageiros e de mercadorias, vão beneficiar de um desconto de 13% no período diurno, mantendo-se os valores atuais no período noturno.

A mesma fonte justificou que o desconto maior se aplica à classe 1 por ser a que mais afeta as famílias.

Esta medida representa uma despesa anual para o Estado de cerca de 72 milhões de euros, acrescentou o ministro das Infraestruturas, João Galamba.

Lusa

Mais Artigos