A portuguesa Goparity organizou a sua maior campanha de captação de capital até à data, no valor de meio milhão de euros.
Através de fundos provenientes de mais de dois mil investidores, esta campanha de crowdlending, dirigida à empresa de tecnologia ecológica Greenapsis abriu o seu período de financiamento de quatro semanas com o objetivo de angariar 250.000€; no entanto, a meta inicial foi atingida em menos de 24 horas, pelo que o valor da campanha foi então duplicado. No espaço de oito dias, os 500.000€ foram emprestados ao promotor por 2123 investidores, dos quais cerca de 85% são de nacionalidade portuguesa.
Esta campanha destina-se a refinanciar seis projetos e foi a primeira da Goparity no México.
A Greenapsis tem-se especializado na atualização e transformação de iluminação tradicional – fluorescente e com aditivos metálicos – para iluminação LED automatizada, apostando também no desenvolvimento de soluções de Internet of Things (IoT) de alta tecnologia que melhore a eficiência e a sustentabilidade de fábricas e cidades.
De acordo com Manuel Nina, co-fundador e CCO da Goparity, “trabalhar em conjunto e obter este tipo de resultados é muito gratificante para ambas as equipas. Uma campanha de meio milhão de euros de financiamento colaborativo para energia sustentável é prova do poder de uma comunidade empenhada que procura a mudança.”
Horacio Lobo, CTO da Greenapsis, diz ter encontrado “a Goparity enquanto pesquisava opções de financiamento alternativas. Embora tenhamos enorme apoio a nível local, era fundamental expandirmo-nos internacionalmente para elevar o nosso impacto. Fiquei desde logo impressionado com o empenho da Goparity em promover iniciativas centradas no bem social e na sustentabilidade