A Câmara de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, promove no fim de semana a Feira do Queijo da Serra da Estrela, com um alerta para a necessidade de haver condições que levem os jovens a abraçar a atividade.
A 45.ª Feira do Queijo da Serra da Estrela de Fornos de Algodres decorre de sexta-feira a domingo no Pavilhão Gimnodesportivo local, em alternativa ao Mercado Municipal onde decorrem obras de remodelação.
“Vamos comemorar o Queijo da Serra da Estrela, os pastores, as queijeiras e todos os produtos endógenos que existem no concelho”, salientou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca.
Para o autarca, o evento é uma forma de promoção dos produtos endógenos, mas também de valorização de quem vive e resiste em terras do interior, gentes que criam riqueza e que são um bocado abandonadas por algumas entidades.
“Continuam aqui a trabalhar e a construir o seu projeto de vida. A Câmara Municipal também tem a responsabilidade de dar a conhecer o que de bom se faz no concelho”.
Manuel Fonseca considerou que as entidades públicas e os próprios autarcas têm estado muito focados na promoção do queijo e têm “esquecido muito a produção”.
“Estamos no século XXI e os mais novos não querem ter este tipo de atividade porque trabalhar 365 dias por ano não é compatível com os padrões de um jovem que tem outro tipo de aspirações, como ter férias e tempos livres”, ressalvou o autarca.
O presidente da Câmara defendeu ser necessário “criar condições para aqueles que se queiram fixar neste processo possam ter uma vida diferente”.
Manuel Fonseca sustentou que só é possível se aumentarem os rendimentos das famílias.
“Se não conseguirmos aumentar os rendimentos das famílias, obviamente isto não é apelativo para os mais jovens”.
O autarca realçou que “é um desafio enorme” para que o atual padrão seja abandonado e apontou a oportunidade do novo quadro comunitário para que se criem “sistemas de incentivos” aos produtores de queijo.
“Quem é produtor de mirtilos ou de batatas pode não trabalhar o fim de semana e pode ter férias. Quem tem um rebanho de ovelhas tem de trabalhar os dias todos do ano”.
Manuel Fonseca defendeu ser “essencial que o foco seja investir na produção do Queijo da Serra”.
Na Feira do Queijo do fim de semana vão participar dez produtores do concelho. O autarca explicou que há ainda outros produtores de leite que vendem o leite para as fábricas da região, mas que “o número de ovelhas tem diminuído nos últimos anos”.
A 45.ª edição da Feira do Queijo em Fornos de Algodres vai ser apadrinhada pelo chef Chakall. O autarca disse acreditar que o chef, presente noutras edições, dará uma “dinâmica importante” ao certame.
Manuel Fonseca explicou que Chakall vai promover o queijo e outros produtos do concelho como as urtigas, os enchidos, o mel.
“Como ele diz, os produtos são tão bons que não é preciso muita transformação para serem pratos apetecíveis”.
O programa da Feira inclui animação e espetáculos com Jorge Guerreiro, Irmãos Coragem, Diatónicos e a primeira edição do FolkINATEL (Festival de Folclore da Fundação INATEL).
Estão ainda agendadas outras iniciativas, como passeios pelas queijarias e atividades desportivas. O certame abre na sexta-feira, pelas 18:30.
Lusa