O Aeroporto Internacional de Hamad/Doha, no Qatar, foi eleito o Melhor Aeroporto do Mundo pelos World Aiport Awards 2021, ranking realizado pela Skytrax, empresa de consultoria britânica, cuja principal atividade é a análise do mercado da aviação.
Segundo esta eleição, esta infraestrutura aeroportuária foi ainda vencedora nas categorias de “Melhor Aeroporto do Médio Oriente”, “Melhor Aeroporto do Mundo na categoria de passageiros de 25 a 35 milhões” e de “Melhor Equipa de Aeroportos no Médio Oriente”.
Inaugurado em 2014, o Aeroporto Internacional de Hamad passou do terceiro lugar no mundo em 2020 para a primeira posição este ano.
“Com os hubs de viagens em todo o mundo a serem afetados pela pandemia, o Aeroporto Internacional de Hamad não se intimidou com as interrupções globais nas viagens e continuou com os seus planos de expansão, enquanto introduzia padrões adicionais de saúde e segurança”, afirma Edward Plaisted, da Skytrax.
Istambul, Singapura e Tóquio
Entre outros prémios atribuídos, realce para a distinção de que foi alvo o Aeroporto de Istambul que foi nomeado o Aeroporto que mais evoluiu no mundo em 2021, passando da posição nº 102 em 2020 para o 17º em 2021.
Changi Airport Singapore, um vencedor frequente do título de Melhor Aeroporto do Mundo, ficou na 3ª posição da geral e o vencedor do escalão do “Melhor Aeroporto do Mundo na categoria de passageiros de 10 a 15 milhões”, obtendo ainda os troféus de “Melhor Equipa de Aeroporto do Mundo” e “Melhor Equipa de Aeroporto da Ásia”.
Outro aeroporto em destaque foi Haneda em Tóquio, classificado como número 2 no mundo. Em 2021, o Tokyo Haneda triunfou na classificação de “Melhor Aeroporto da Ásia”, “Melhor Aeroporto Doméstico do Mundo”, “Melhor Aeroporto do Mundo em Limpeza” e “Melhores Instalações Acessíveis de Aeroporto para Pessoas de Mobilidade Reduzida”.
Os 10 melhores aeroportos do mundo em 2021 |
1. Hamad International Airport (Qatar) |
2. Tokyo Haneda Airport (Japão) |
3. Singapore Changi Airport (Singapura) |
4. Incheon International Airport (Coreia do Sul ) |
5. Narita International Airport (Japão) |
6. Munich Airport (Alemanha) |
7. Zurich Airport (Suiça) |
8. London Heathrow Airport (Londres) |
9. Kansai International Airport (Japão) |
10. Hong Kong International Airport (Hong Kong) |
Fonte: Skytrax
O Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun foi nomeado o “Melhor Aeroporto da China”, o “Melhor Aeroporto do Mundo na categoria de passageiros de 35 a 45 milhões” e também recebeu os prémios de “Melhor Equipa de Aeroportos na China”. Este aeroporto também alcançou a sua classificação global mais elevada, no 14º lugar, depois de no ano passado se ter classificado no 30º.
O Aeroporto de Munique foi eleito o “Melhor Aeroporto da Europa”, enquanto o Aeroporto de Heathrow de Londres foi eleito o “Melhor Aeroporto do Mundo na categoria de passageiros de 20 a 25 milhões”, bem como o “Melhor Aeroporto da Europa Ocidental”.
O Aeroporto de Lisboa (Humberto Delgado) foi classificado no 76º lugar (nos galardões de 2020 tinha-se situado em 78º). Porto (Francisco Sá Carneiro) ficou em 96º lugar, isto depois de no ano passado ter conseguido ficar na posição nº 89 do ranking.
“O World Airport Awards 2021 reconhece os esforços dos aeroportos globais para se adaptarem e enfrentarem os desafios da pandemia COVID-19. Os últimos 18 meses foram o período mais desafiador e financeiramente difícil já experimentado pela indústria de transporte aéreo mundial e os aeroportos têm investido para fornecer o ambiente mais seguro possível aos seus clientes e funcionários durante a pandemia global”, aponta a Skytrax.