A partir de hoje a histórica Livraria Barata, na Avenida de Roma, ganha nova vida, passando a utilizar a marca FNAC. Depois da parceria entre as duas empresas, que se iniciou em 2020, “a FNAC chegou a um acordo com a Livraria Barata de forma assumir a sua gestão integral, com o propósito de honrar o legado histórico e o estatuto de loja com história”.
Em comunicado, a cadeia francesa de bens tecnológicos, culturais e de lazer garante que “todos os colaboradores da Livraria Barata vão manter-se na FNAC Avenida de Roma, que contará com uma equipa de 16 pessoas”.
Citado no comunicado, o diretor-geral da FNAC Portugal, Nuno Luz, realça que “a digitalização e a globalização do mercado representam desafios significativos e difíceis de acompanhar”. Nuno Luz refere que como “para a FNAC estas livrarias fazem parte do património cultural, decidimos investir na Livraria Barata, assumindo a sua gestão, implementando as ferramentas informáticas e a proposta de canais digitais que disponibilizamos em todas as FNAC, mas garantindo a manutenção do seu ADN de forma a perpetuar a sua história num futuro cada vez mais exigente”.
O gestor esclarece ainda que o objetivo “é salvaguardar o que a Barata trouxe aos amantes de livros e cultura, acrescentando aquilo que é uma experiência FNAC”.
A loja conta com uma área total de 510 metros quadrados distribuída por dois pisos. A FNAC explica que além da aposta estratégica na Livraria, “será vendida em loja uma maior variedade de artigos, nomeadamente manuais escolares, papelaria, música, jogos de tabuleiro, brinquedos e produtos tecnológicos, tais como, portáteis, telemóveis, equipamentos de som e vários acessórios na área da tecnologia”.
Além disso, serão disponibilizados os serviços FNAC, como o Click&Collect em 30 Min, o ClickinStore (acesso ao catálogo online com recolha em loja no próprio dia), a possibilidade de recolha em loja, a Bilheteira FNAC e o cartão de fidelidade e crédito FNAC. Estarão ainda disponíveis os Kits Experiência e os Cartões Oferta FNAC.