A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) já tem novo conselho de administração que será liderada por Filipe Santos Costa que substitui Luís Castro Henriques na presidência.
De acordo com uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros a que a FORBES teve acesso, o novo conselho de administração inicia agora o mandato de três anos, sendo que está prevista, ao longo deste mês, uma sessão pública de apresentação dos objetivos para este triénio.
A nova administração da AICEP conta ainda com Cristina Pucarinho, Luís Rebelo de Sousa, João Noronha Leal e Isabel Tenreiro que assumem os cargos de vogais executivo.
Filipe Santos Costa já conhece os cantos à casa, uma vez que, desde 2018 assumia o cargo de presidente da Comissão Executiva da aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços. Antes, em 2015, tinha sido delegado da AICEP e Cônsul Económico e Comercial de Portugal em São Francisco.
Na mesma nota, o MNE deixa uma palavra de reconhecimento à anterior administração “pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, que muito contribuiu para o sucesso da internacionalização da economia portuguesa”.
A passagem de Luís castro Henriques pela AICEP ficou marcada por alguns números recorde no que se refere à atração de investimento. No ano passado o presidente cessante admitia que a AICEP angariou 42 novas empresas estrangeiras para o mercado português que representaram a criação de 6.100 novos postos de trabalho. O mesmo responsável antecipava que as exportações portuguesas iriam ultrapassar os 100 mil milhões de euros, chegando a mais de 45% do PIB.