A arte é italiana. É precisamente em Avio, às portas de Verona, que as peças da Falconeri são desenhadas e produzidas. No entanto, a caxemira é importada da China e da Mongólia por ser de uma qualidade superior.
Desde que em 2009 a marca passou a integrar o Grupo Calzedonia, o crescimento tem sido constante e há cada vez mais pessoas a renderem-se a estas peças – como a atriz Angelina Jolie – que chegaram a Portugal este ano.
1989
Neste ano, em Verona, Sandro Veronesi fundou a Calzedonia. A marca de moda italiana, criada com foco nas meias e fatos de banho para mulher, foi o ponto de partida para um grupo que hoje engloba, também, nomes como a Intimissimi, Tezenis e Falconeri.
2000
Pierangelo Fenzi foi o fundador da Falconeri, que mais tarde vendeu ao grupo Calzedonia. Ainda que a marca já não seja sua, nunca deixou de estar ligado a ela. Hoje é o director criativo das colecções masculinas.
2009
A Falconeri tornou-se uma das marcas do Grupo Calzedonia e começou um programa de expansão de distribuição, marketing e produção em Itália. A marca é conhecida pelas peças em caxemira para homem e mulher, sendo que são vendidas a um preço acessível tendo em conta o material que é utilizado.
2013
A mudança de estra-tégia ao nível da comunicação deu-se neste ano. A marca percebeu que investir em embaixadores seria o melhor caminho e começou com Kasia Smutniak, uma conhecida actriz de Itália. O sucesso da campanha foi tal que a parceria se estendeu por mais dois anos. Do lado masculino, neste ano o protagonista foi o também actor Stefano Accorsi. Com a chegada da marca a Portugal, em 2018, o nome escolhido para este papel foi o da actriz Joana Ribeiro.
2014
De forma a mini-mizar os custos de produção, uma vez que as peças são vendidas a um preço reduzido no mundo da caxemira, a fábrica introduziu a tecnologia “Shima Whole Garment” que produz peças completas sem costura. Os produtos da Falconeri são, assim, um conjunto de tecnologias avançadas e acabamentos à mão.
2015
O grupo tem uma forte ligação aos desportos de Inverno. Tudo começou, em 2006, com a Tezenis Ski Team. Esta equipa competiu com essa designação até 2015, ano em que passou a ser chamada de Falconeri Ski Team. Alguns dos nomes que fazem parte da equipa patrocinada pela marca italiana são Sofia Goggia (na foto), Federica Brignone e Christof Innerhofer.
2016
Estas roupas “mady in Italy” chegaram também a Hollywood. Várias celebridades já foram vistas a usar Falconeri, como o actor Theo James numa produção para a Vanity Fair italiana, a influenciadora digital Chiara Ferragni no seu instagram, com mais de 15 milhões de seguidores, ou Angelina Jolie, que no simpósio dos Globos de Ouro deste ano usou um echarpe de caxemira da marca italiana.
2017
O crescimento do grupo Calzedonia neste ano foi significativo. O aumento de 8,7% em relação ao ano anterior, levou o grupo a atingir um volume de negócios de 2314 milhões de euros. A Falconeri contribuiu para este crescimento com um volume de negócios de 65 milhões de euros.
2018
Com a abertura da loja do Chipre, a Falconeri atingiu a marca das 100 lojas espalhadas pelo mundo. O ano de 2018 fica também para a história como aquele em que a marca chegou a Portugal. No passado mês de Setembro, a Falconeri abriu uma loja no número 137 da Rua 1 de Dezembro, em Lisboa.