A Microsoft, em parceria com a Accenture, Avanade e a Unicorn Factory Lisboa, irá lançar uma AI Innovation Factory, com o objetivo de acelerar a adoção de Inteligência Artificial por empresas públicas e privadas em Portugal.
A AI Innovation Factory visa promover a adoção de Inteligência Artificial por empresas públicas e privadas, nas diferentes indústrias e sectores, e contribuir para o crescimento de Portugal através de novos cenários de inovação digital, acelerado pela ligação a um ecossistema de startups e nativos digitais.
Ainda em fase de construção, a AI Innovation Factory estará integrada no AI Hub da Unicorn Factory, em Alvalade, com data prevista para inauguração em novembro de 2024. Não obstante, até lá todo o programa da AI Innovation Factory desenrolar-se-á nas instalações da Microsoft no Parque das Nações ou nas sedes de um dos parceiros.
Ao longo dos próximos meses, a AI Innovation Factory irá “oferecer às empresas uma plataforma para inspiração e ideação, com acesso a demonstrações e casos reais, onde especialistas de indústria e tecnologia serão facilitadores na identificação de oportunidades e priorização de casos de uso, seguindo as melhores práticas do mercado, apoiados em metodologias comprovadas de design thinking”.
“Este é um programa personalizado desenhado com o objetivo de acelerar e maximizar o retorno da adoção responsável da Inteligência Artificial”, sublinha a Microsoft.
Além disso, a AI Innovation Factory proporcionará treino e formação, permitindo às organizações participantes adquirir as competências necessárias para tirar o maior partido da IA.