A edição de 2021 do EurAfrican Forum arrancou hoje e estende-se até à próxima sexta-feira, dia 22, sempre com o mote de aproximar África e Europa.
De acordo com a organização, o tema para esta quarta edição do fórum é “Getting Along – New Paths for Cooperation between the Twin Continents”. O debate vai se centrar em torno da cooperação entre Europa e África, assim como, as relações comerciais entre os dois continentes.
Este ano, Angola é o país convidado, pelo que a conversa com o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa será, na sexta-feira, com o Presidente da República de Angola, João Lourenço. “A Coversation Between Presidents” decorre através de plataforma online.
Entre os oradores estão vários protagonistas responsáveis pela mudança dos continentes europeu e africano, como empresários, ativistas, líderes, decisores públicos e privados, e outros players que têm contribuído para um diálogo positivo entre África e Europa.
A agenda do EurAfrican Forum inclui sete painéis: Perspectives on Economy for Europe and Africa after the Free Trade Agreement; Gig Work and Digital Platforms and technologies; The Digital ID Revolution; Fueling the Growth of Commerce; Making way for green growth and inclusive transitions; Culture & Market; Media & Digitalization.
O evento é uma iniciativa do Conselho da Diáspora Portuguesa e conta com o apoio institucional de várias empresas. Esta Organização Não Governamental para o Desenvolvimento é uma entidade privada sem fins lucrativos, cuja missão é alavancar o poder das diásporas de forma a promover conversas e conexões globais sobre assuntos de cultura, impacto social, ciência, negócios e economia. Esta “Rede Portuguesa Mundial”, presidido por António Calçada de Sá, conta com 95 membros, residentes em cinco continentes.