As greves de Hollywood, os atrasos na produção e os dramas fora do ecrã levaram a um ano de 2023 sem grande brilho no cinema, mas alguns filmes conseguiram arrecadar muito dinheiro apesar das críticas e provaram que uma coisa é certa: Só porque um filme é mau, não quer dizer que as pessoas não o vejam.
“Five Nights at Freddy’s”, o filme baseado num popular jogo, teve o melhor resultado de sempre para um fim de semana de estreia no Halloween, apesar de apenas 31% dos críticos lhe terem dado uma avaliação positiva no Rotten Tomatoes.
Com um total de 137,1 milhões de dólares no mercado norte-americano, “Five Nights” foi a maior estreia de terror do ano e teve a melhor abertura de sempre para um filme da Blumhouse Productions.
O filme “Homem-Formiga e a Vespa: Quintumnia” obteve apenas 46% da crítica, sendo um dos filmes da Marvel mais mal avaliados de todos os tempos, mas mesmo assim atraiu espetadores para as bilheteiras, com uma receita bruta doméstica de 214 milhões de dólares, sendo o oitavo filme mais rentável do ano.
“Transformers: A Ascensão dos Monstros” é o 14.º filme mais popular do ano, com uma receita bruta de 157 milhões de dólares, mas só impressionou 52% dos críticos. “Fast X” rendeu 145,9 milhões de dólares nos Estados Unidos, sendo o 17.º filme de maior bilheteira de 2023, mas tem uma classificação de apenas 56% dos críticos.
A longa-metragem da Warner Bros. “Meg 2: The Trench” entrou no top 30 dos filmes de maior bilheteira do ano com um lucro de 82,6 milhões de dólares, mas não o saberia com base nas críticas: o filme tem uma pontuação de 27% dos críticos no Rotten Tomatoes.
O filme “The Super Mario Bros. Movie” também não conseguiu impressionar alguns críticos, apesar de ser um dos dois únicos filmes a atingir a marca de mil milhões de dólares de bilheteira mundial este ano. O filme de animação tem a aprovação de apenas 59% dos críticos do Rotten Tomato, que deixaram comentários como: “pouco enredo” e “um affair bastante esquecível”.
(Com Forbes Internacional/Mary Whitfill Roeloffs)