O especialista da Forbes em tecnologia Bernard Marr olha para a lista das principais tendências tecnológicas para as quais todos devem estar prontos neste ano.
#1 – Poder de computação
O poder da computação continuará a explodir em 2022. Agora temos uma infraestrutura de nuvem consideravelmente melhor e muitas empresas estão a adaptar-se à cloud.
Também estamos a assistir a um impulso para redes melhores – o 5G está a ser lançado e o 6G está no horizonte. Isso significa ainda mais poder nos nossos telefones, nos nossos carros e nos nossos dispositivos wearable.
#2 – Dispositivos mais inteligentes
O poder crescente do computador está a permitir-nos criar dispositivos mais inteligentes. Agora temos televisões inteligentes, carros autónomos e robots mais inteligentes que podem trabalhar ao lado de humanos para concluir mais tarefas.
Em 2022, veremos um impulso contínuo para essa explosão de dispositivos inteligentes, incluindo a introdução de robots domésticos inteligentes.
#3 – Computação Quântica
A Microsoft explica que computadores quânticos tiram partido do comportamento exclusivo da física quântica, como a sobreposição, o entrelaçamento e a interferência quântica, e aplicam-no à computação. Isto introduz novos conceitos nos métodos de programação tradicionais.
A tendência da computação quântica permite que as máquinas manipulem informações de uma maneira fundamentalmente diferente dos computadores tradicionais. A computação quântica potencialmente dar-nos-á um poder computacional que é um trilião de vezes mais poderoso do que o que obtemos dos supercomputadores avançados de hoje.
Bernard Marr prevê que em 2022, os computadores quânticos possam mudar fundamentalmente a forma como abordamos problemas como logística, gestão de portfólio e inovações em medicamentos.
#4 – “Datificação”
Os dados são um facilitador fundamental para todas essas tendências. Toda a digitalização em curso no mundo significa que temos enormes quantidades de dados disponíveis e os dados agora tornaram-se o ativo de negócios nº1 para todas as organizações. Podemos usar dados para entender melhor os clientes, pesquisar tendências importantes e obter informações sobre o que está a funcionar dentro das organizações.
#5 – Inteligência Artificial e Machine Learning
Organizações e investigadores estão a usar todos os seus dados e poder de computação para fornecer recursos avançados de Inteligência Artificial (IA) ao mundo.
Uma das principais tendências no mundo da IA é a visão de máquina. Agora temos computadores que podem ver e reconhecer objetos num vídeo ou fotografia. O processamento de linguagem também está a fazer grandes avanços, para que as máquinas possam entender as vozes dos humanos e responder.
Low-code ou no-code também será uma grande tendência este ano. Poderemos construir a IA usando interfaces gráficas de “drag-and-drop”, para que possamos desenvolver aplicações sem estarmos limitados pelas nossas capacidades de codificação.
#6 – Realidade Aumentada
Agora há mais recursos de Realidade Aumentada (AR) nos nossos dispositivos (principalmente telefones e tablets) e estamos a testemunhar um impulso ainda maior em direção à Realidade Virtual (VR).
Em 2022, veremos dispositivos de RV novos, mais leves e mais portáteis. Em vez de ter headphones desajeitados que exigem conexões Wi-Fi, teremos dispositivos mais parecidos com óculos que se conectam aos nossos telefones e nos proporcionam experiências de RV superiores em movimento.
Esses avanços de AR abrem caminho para experiências incríveis no metaverso, um mundo virtual compartilhado e persistente que os utilizadores podem aceder através de diferentes dispositivos e plataformas.
#7 – Confiança Digital
A tecnologia Blockchain, registos distribuídos e tokens não fungíveis (NFTs) estão a transformar o nosso mundo e continuaremos a ver avanços nessa tecnologia em 2022. Essas inovações vão além do Bitcoin para coisas como contratos inteligentes que nos permitem verificar a propriedade com NFTs. Este ano, veremos mais empresas e indivíduos aprimorando objetos físicos com tecnologia blockchain e tokens.
#8 – Impressão 3D
Agora podemos fazer coisas com impressão 3D com as quais nunca teríamos sonhado há uma década. Em 2022, veremos transformações nos sistemas de fabrico, com inovações tecnológicas de impressão 3D, abrangendo peças personalizadas produzidas em massa, concreto para casas, alimentos impressos, metal e materiais compósitos.
#9 – Genómica
O Prémio Nobel de Química de 2020 foi concedido a duas cientistas, Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna, pelo seu trabalho no desenvolvimento de um método de edição de genoma. Genómica, edição de genes e biologia sintética são tendências relevantes de 2022 com esses avanços a poderem ajudar-nos a modificar culturas, curar e erradicar doenças, a desenvolver novas vacinas e outros avanços médicos e biológicos.
A nanotecnologia também permitir-nos-á dar novos atributos aos materiais, manipulando-os num nível subatómico, para que possamos, ainda durante este ano, criar objetos como telas dobráveis, baterias melhores, tecidos repelentes à água e com auto-limpeza e tintas autorreparáveis .
#10 – Novas soluções de energia
A última tendência extremamente importante são as novas soluções de energia. À medida que enfrentamos as alterações climáticas, veremos avanços contínuos nas baterias que utilizamos nos nossos carros, bem como inovações em energia nuclear e hidrogénio verde. Essas novas tendências permitir-nos-ão alimentar navios, aviões, comboios e gerar energia para o público em geral.