A empresa de tecnologia Hotmart fez uma lista com algumas das principais apostas para profissões do futuro, com base numa análise de procura do mercado.
Confira as profissões que serão mais requisitadas, nos próximos anos:
Creators
“Estes profissionais já estão em alta e tudo leva a crer que nos próximos anos a tendência se mantenha assim”, apontam os especialistas da Hotmart. Nos creators encontram-se aqueles especialistas que divulgam e vendem conhecimento através de conteúdos para a internet, também conhecidos como digital influencers, tendo total domínio dos social media. “São valorizadas nesta área competências de edição de vídeo, imagem e som, copywriting (textos com foco em vendas e ofertas) e o mais provável é que, ao enveredar por esta área, lhe seja pedido para dominar um pouco de cada uma delas”, indica a Hotmart.
Profissionais de marketing digital
O mundo digital e o mercado global deram uma nova vida ao marketing, sendo o marketing digital, considerado uma área prioritária de desenvolvimento. A Hotmart salienta que estes profissionais terão de ser especialistas em ferramentas e técnicas como Google Ads, Google Analytics, SEO e e-mail marketing.
Especialistas em Big Data
Atualmente, com a Internet, existe uma grande quantidade de dados gerados e armazenados. Este facto valorizará ainda mais os especialistas em Big Data, os quais são responsáveis por organizar e interpretar dados de diversos tipos e, posteriormente, transformá-los em informações importantes e possíveis de serem utilizadas.
Engenheiros ambientais
As alterações climáticas são hoje mais visíveis que nunca e uma preocupação para a sociedade que procura reverter o impacto negativo que tem tido ao longo dos anos no planeta. Os engenheiros ambientais ganharam protagonismo, tendo como responsabilidade “conciliar tecnologia com o meio ambiente, por forma a criar novos sistemas de gestão ambiental e soluções tendo em vista um desenvolvimento sustentável”, salientam a Hotmart.
Especialistas em saúde mental
Nunca se falou tanto em saúde mental como agora. Desta forma, de acordo com as previsões, as profissões que envolvem a saúde mental (como psicólogos e psiquiatras) vão continuar a ter uma crescente procura, antevê a Hotmart.
“O mercado está em constante mudança, nomeadamente, devido ao desenvolvimento tecnológico. Contudo, se esta era já uma realidade antes da pandemia da COVID-19, a verdade é que este contexto pandémico veio acelerar ainda mais este desenvolvimento e o uso das tecnologias. Se algumas profissões desapareceram, dando lugar a novas, houve ainda outras que tiveram de evoluir e de se reinventar”, indicam estes especialistas.