As organizações do Estado e empresas privadas em Portugal podem agora poupar até 5% do valor final mensal na fatura de eletricidade por via do sistema Watt que também identifica automaticamente os erros nas faturas e contratos.
Segundo apurou a FORBES, trata-se de uma solução desenvolvida pela bracarense YET – Your Electronic Transactions, empresa que pertence à tecnológica Primavera BSS, em parceria com a E 4 S – Efficiency For Sustainability, uma empresa de Aveiro especializada na área da Energia.
“Os erros podem ocorrer através de duplicação de valores, valores de parcela, dados incorretos no contrato, entre outros, e dão lugar a um sobrecusto, agora fácil de identificar com uma nova tecnologia”, reforça o comunicado que a FORBES teve acesso.
“Temos vindo a assistir à massificação das faturas eletrónicas, uma tecnologia que parece simples mas dá acesso a muito mais do que a uma mera tramitação de documentos”, explica Eugénio Veiga, General Manager da YET – Your Electronic Transactions.
Já Flávio Lé, Energy Consultant da E 4 S – Efficiency For Sustainability, refere que “de forma intuitiva, com os dados organizados e disponibilizados numa única plataforma, esta ferramenta vai permitir às organizações implementar e monitorizar, quer os consumos das suas infraestruturas, quer o acompanhamento da evolução de medidas de eficiência energética e produção de energia renovável nas suas instalações, resultando numa poupança significativa dos custos energéticos e ambientais”.
O Watt realiza, automaticamente, uma verificação e validação das condições contratuais para todos os documentos contabilísticos de cada entidade, permitido que sejam realizadas operações de validação de histórico já faturado em todo o momento, não deixando passar cobranças em duplicado ou faturas com condições contratuais diferentes das definidas para cada instalação. É ainda garantido que preços unitários com 4 ou 6 casas decimais (tipicamente utilizados no fornecimento de energia elétrica) sejam sempre verificados independentemente da quantidade de documentos em validação.