A Efacec assinou em 2021 um conjunto de novos contratos de valor superior a 220 milhões de euros na Europa, América Latina e Emirados Árabes Unidos, numa carteira global superior a 500 milhões de euros, anunciou a empresa esta segunda-feira.
Entre os novos negócios, a empresa salienta o fornecimento e a instalação em Espanha de dois transformadores de 165 MVA e 185 MVA 132/30 kV, destinados a um parque solar que vai beneficiar 50.000 famílias com energia limpa.
Ainda no mercado espanhol, a empresa tecnológica está a executar um contrato iniciado em 2021, associado ao fornecimento de vários transformadores de potência “para uma das maiores empresas na área, perfazendo um total superior a 30 milhões de euros, a ser concluído até dezembro de 2024”.
“Estes contratos de longa duração refletem o reforço da confiança nas competências da Efacec, assim como na capacidade de entrega de equipamentos, fator crítico para a rede de energia do mercado espanhol”, diz a empresa.
Contrato em França, Itália e América Latina
Em França, a Efacec voltou a ser escolhida “por uma empresa de referência” para um novo contrato de fornecimento de transformadores de potência até 2027, que contabiliza um valor na ordem dos 100 milhões de euros.
Ainda no negócio dos transformadores, a empresa portuguesa estabeleceu contratos no Reino Unido, Holanda e Portugal acima dos 30 milhões de euros. “Estes projetos têm vários tempos de execução, desde 2023 a 2027”, indica a Efacec.
A Efacec estreia-se ainda no mercado italiano com a execução de um contrato na área de aparelhagem acima dos 20 milhões de euros e, em Portugal, fortalece a sua atuação no mercado da automação com o fornecimento de sistemas de comando e proteção para a remodelação de subestações de energia. Ambos os contratos serão executados em 2022.
No âmbito da estratégia de exportação da área de transformadores para os mercados da América Latina, a empresa portuguesa foi contratada para modernizar várias subestações da rede de distribuição até 2023.
Mobilidade elétrica
No seguimento do recente lançamento da nova gama de soluções para mobilidade elétrica, a Efacec reforça o seu lugar de referência no setor, com a assinatura de três novos contratos no Luxemburgo, Portugal e nos Emirados Árabes Unidos com o fornecimento de produtos mais sustentáveis e preparados para a digitalização e indústria 4.0.
Para Michael Silva, Chief Commercial Officer da Efacec, “todos estes projetos são um orgulho para a empresa e reforçam a nossa presença em Portugal e no mundo. Comprovam o reconhecimento do nosso know-how junto dos maiores players nas áreas da energia, mobilidade e ambiente e motivam-nos a trabalhar sempre para a excelência”.
O anúncio destes novos contratos ocorre numa altura em que os trabalhadores da Efacec voltam a estar em greve em 30 de novembro, 9 e 16 de dezembro, exigindo ao Governo a compra de matérias-primas, contestando a reprivatização e reclamando a demissão da administração liderada por Ângelo Ramalho.