EDP assina maior contrato solar desde que entrou em Itália

O construtor e operador global de iates Italian Sea Group escolheu a EDP para a instalação de um sistema fotovoltaico nos edifícios na Marina di Carrara, na zona noroeste de Itália, que vai permitir produzir 2,571 MWh/ano, o que permitirá abastecer com energia limpa 25% das necessidades. O negócio representa o maior contrato de solar…
ebenhack/AP
A EDP Energia Italia, subsidiária do Grupo EDP, assinou um acordo para instalar um sistema fotovoltaico nas instalações onde o armador Italian Sea Group constrói iates com mais de 50 metros.
Negócios

O construtor e operador global de iates Italian Sea Group escolheu a EDP para a instalação de um sistema fotovoltaico nos edifícios na Marina di Carrara, na zona noroeste de Itália, que vai permitir produzir 2,571 MWh/ano, o que permitirá abastecer com energia limpa 25% das necessidades. O negócio representa o maior contrato de solar da EDP desde que iniciou a comercialização deste tipo de serviços em Itália em 2020.

A instalação compete à EDP Energia Italia, do grupo EDP, e o sistema fotovoltaico possui 2MWp.

De acordo com a EDP, a central terá 5375 painéis solares e será instalada ainda este ano nos edifícios industriais da empresa, onde são construídos iates com mais de 50 metros.

A central será construída em duas tranches ao longo de 2022, uma durante o primeiro semestre e a segunda até ao final do ano.

O contrato tem a duração de sete anos e prevê a instalação de painéis em quatro hangares, numa área de 22 mil metros quadrados.

Segundo a EDP, com este acordo, o Italian Sea Group, que é um dos maiores construtores e operadores mundial de iates de grande dimensão, vai conseguir reduzir em 25% as necessidades energéticas da rede, uma vez que produzirá energia renovável para autoconsumo.

Sistema fotovoltaico será colocado no tipo dos edifícios da Marina di Carrara.

A energia produzida será utilizada para alimentar o ciclo de produção dos navios, os sistemas de aquecimento e ar condicionado dos escritórios, o sistema de iluminação e outras necessidades do estaleiro. A EDP Energia Italia ficará responsável pela gestão, manutenção e monitorização da central.

O projeto inclui ainda a instalação de seis carregadores para veículos elétricos no complexo, com 22kW/cada. Com este acordo, o Italian Sea Group evitará a emissão de 1208 toneladas de CO2 por ano e reduz de forma substancial a sua fatura de energia.

Presente em Itália desde 2019

Presente em Itália desde 2019 e com os primeiros clientes de energia solar desde 2020, a EDP Energia Italia tem conseguido crescer no mercado italiano, tendo em 2021 alcançado o melhor ano de sempre, contando com quase 340.000 MW contratados. Atualmente, tem mais de 600 contratos de fornecimento de energia e soluções solares e mais de 30.000 MW de capacidade de solar vendida.

A empresa pretende aumentar os investimentos na produção de energia solar em Itália, através da construção e gestão de parques solares e estabelecendo parcerias com clientes empresariais que, graças ao autoconsumo, podem beneficiar de poupanças substanciais de energia.

O Italian Sea Group é um operador global no setor dos iates de luxo, cotado na Euronext Milan e ativo na construção e reequipamento de motos de água e navios até 140 metros.

A empresa, que é dirigida pelo empresário italiano Giovanni Costantino, opera no mercado com as marcas Admiral e Tecnomar.

Mais Artigos