A estrela pop bilionária Taylor Swift, que terminou recentemente uma tour que bateu recordes, lançou um álbum de 31 canções e se tornou a mulher mais rica da música este ano, dominou as principais plataformas de streaming em 2024. Embora um conflito entre Kendrick Lamar e Drake também tenha ajudado a dupla a conseguir lugares nas tabelas de fim de ano.
Swift foi nomeada a melhor artista global do Spotify este ano, com mais de 26,6 mil milhões de streams em todo o mundo, e embora a Apple Music não tenha divulgado uma lista completa dos artistas mais transmitidos, anunciou que Swift era a artista mais transmitida da plataforma.
The Weeknd, Bad Bunny, Drake e Billie Eilish completaram os cinco primeiros da lista de artistas globalmente transmitidos do Spotify, enquanto Kendrick Lamar, que será a atração principal do Super Bowl em fevereiro e teve um grande ano, pelo menos em parte, por causa do seu conflito continuo com Drake, está visivelmente ausente do top 10.
A Apple Music divulgou informações sobre as suas músicas mais transmitidas, e “Not Like Us” de Lamar – a música indicada ao Grammy, visando Drake como parte da rivalidade dos dois – foi a música mais transmitida, seguida por “Beautiful Things” de Benson Boone e “Espresso” de Sabrina Carpenter.
Além do streaming, Swift liderou a lista dos melhores artistas da Billboard de 2024, que classifica os melhores artistas do ano por atividade na tabela de álbuns Billboard 200 e na tabela de músicas Billboard Hot 100, juntamente com dados da tour – pela quarta vez, e seguida por Morgan Wallen, Zach Bryan e Drake.
Drake, por direito próprio, foi nomeado pela Billboard o melhor artista de R&B/hip-hop do ano pela oitava vez, embora a Billboard tenha nomeado “Not Like Us” de Lamar como o nº. 1 de R&B/hip-hop.
(Com Forbes Internacional/Molly Bohannon)