Criar condomínios autónomos, soluções que melhorem a saúde ambiental, abordagens não convencionais de marketing em e-commerce, novas estratégias para descentralização dos ensaios clínicos, soluções de crédito com base em digital lifestyle e social media ou ferramentas que permitam calcular a pegada de carbono de uma cadeia de abastecimento.
Estes são alguns dos 20 desafios do Data Challenge, programa que vai apoiar ideias de negócio que desenvolvam soluções de gestão, valorização e segurança de dados.
Organizado pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e pelo UC Business da Universidade de Coimbra, o Data Challenge é promovido pelo Santander Universidades.
Com a parceria de sete universidades portuguesas, o programa conta com 20 de desafios de seis empresas que atuam em áreas distintas: Altice labs (Telecom), Bluepharma (indústria farmacêutica), Bosch Intelligent Buildings (edifícios inteligentes), Prozis (eCommerce), Santander (banca/seguros) e Sogrape (cadeia de abastecimento).
A participação no programa é gratuita e há mais de 75 mil euros em prémios para as melhores soluções de valorização de dados da indústria.
Entre os parceiros académicos constam as universidades da Beira Interior, Coimbra, Évora, Nova Lisboa, Madeira, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro.
O Data Challenge procura estudantes, investigadores e recém-licenciados provenientes de qualquer área de formação e Universidade/Instituto Politécnico do País.
Ao ingressar neste programa gratuito de empreendedorismo, os participantes vão ter a oportunidade de interagir com as empresas parceiras e contribuir para a resolução de desafios reais da indústria.
As candidaturas estão abertas até 3 de outubro.
As soluções vencedoras de cada área do Data Challenge recebem, no total, 75 mil euros em prémios: um prémio monetário de 2.500€, acesso a incubação – durante 4 meses – numa das estruturas de incubação parceiras e uma formação em temas associados a Inteligência Artificial da I2A2- Institut d’Intelligence Artificielle Appliquée, no valor de 10.000€.
Com o intuito de potenciar a criação de novos negócios baseados na valorização dos dados, o programa do Data Challenge – que decorre de outubro a dezembro –, contempla sessões de partilha de casos reais de captação e utilização de dados nas empresas, momentos de mentoria dedicada ao desenvolvimento da ideia de negócio e workshops focados no desenvolvimento da proposta de valor e estrutura do pitch.
Do plano fazem ainda parte master classes sobre temas críticos na área dos dados que serão conduzidas por especialistas académicos e empresariais.
As candidaturas ao Data Challenge estão abertas até 3 de outubro e devem ser submetidas no website do programa. A 13 de outubro 2021 será feito o anúncio dos selecionados. Seguir-se-á no dia 20 de outubro o Programa Data Challenge e a 16 dezembro 2021 será o evento final.