A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) escolheu o Algarve para realizar a tradicional conferência que assinala o Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de setembro. Este ano, o tema escolhido é “Turismo fator de coesão nacional” e será promovida em parceria com a AHETA, em Albufeira.
O presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, salienta em comunicado que na conferência “serão abordados temas fulcrais da atividade turística em Portugal, numa altura em que, depois da pandemia, ainda enfrentamos desafios como a guerra e as suas consequências económicas. Pretendemos, no entanto, olhar para o futuro”.
Francisco Calheiros realça que os números da atividade este ano “confirmam a recuperação já iniciada em 2022, pelo que se pretende continuar a projetar o turismo como um importante fator de desenvolvimento económico e social, quer a nível regional, quer no País em geral”, o que explica a escolha do tema desta conferência.
Ao longo do dia várias personalidades ligadas direta ou indiretamente ao turismo vão discutir o estado atual do setor, o papel enquanto fator de desenvolvimento territorial e as perspetivas de futuro da atividade turística.
A sessão de abertura estará a cargo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (através de mensagem vídeo), sendo que o Primeiro-Ministro, António Costa, também marcará presença. O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, presidirá à sessão de encerramento.
O keynote speaker será o CEO do Millennium BCP, Miguel Maya, ao qual se seguem dois painéis de debate. O primeiro com o tema “O Turismo e o desenvolvimento territorial” contará com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, entre outros oradores. E o segundo painel de debate terá como tema “Algarve e o futuro do Turismo” em que um dos oradores será o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.