A Corrida dos Fundadores by Cartrack leva este fim-de-semana para a estrada mais de três dezenas de automóveis e motos pré-guerra, produzidos até 1939, numa verdadeira celebração da era dourada do automobilismo.
Esta fascinante viagem no tempo contará com participantes oriundos de Portugal, Espanha, Holanda e Reino Unido, e com exemplares de várias marcas, como sejam a Bugatti, Wolseley, Rolls-Royce, Lagonda, Lancia, Minerva, Morgan, Citroën, Ford, Diatto, Bentley e Fiat, numa lista que – entre muitos outros – inclui igualmente automóveis de fabricantes já extintos, contando alguns deles com mais de 100 anos desde a sua produção.
A este pelotão de automóveis históricos, junta-se ainda um conjunto de seis motos de marcas tão variadas como a New Hudson, Calthorpe Jap e Norton, com participantes oriundos de Espanha e de Inglaterra.
Em destaque na presente edição estará o Felcom de 1933, o mais antigo automóvel construído em Portugal. Produto de um verdadeiro cocktail produzido por Eduardo Carvalho com os automóveis adquiridos a Eduardo Ferreirinha, o Felcom resultou num esbelto automóvel de competição com uma postura em estrada repleta de elegância.
Em paralelo, a presente edição da Corrida dos Fundadores by Cartrack comemorará o centenário do Bugatti Type 35, o modelo com mais de duas mil vitórias conquistadas para a casa de Molsheim em todo o tipo de provas, da mais humilde rampa ou quilómetro de arranque, ao mais prestigiante Grand Prix, num percurso iniciado em julho de 1924 no GP de França, disputado em Lyon.
O passeio, que contará com a presença de jornalistas da imprensa internacional especializada, começou na xexta-feira na Figueira da Foz, com o Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz (CAAFF) a receber os participantes para a Prova de Perícia by Shell, num tributo vivo ao espírito das perícias do antigamente, que marca o arranque do percurso que totalizará cerca de 250 km.
O dia de sábado iniciou-se com a saída em modo de desfile pela Estrada Atlântica, com o destaque da manhã a ir para a paragem no Leiria sobre Rodas, evento em que os participantes marcarão a sua presença com uma demonstração de perícia, da qual partirão com destino a Torres Vedras, onde serão recebidos pela Equipa Oeste Clássicos.
No domingo, a Corrida dos Fundadores sairá com destino a Lisboa, com passagem pelo Palácio Nacional de Mafra e paragem nos jardins do Casino Estoril. À chegada à capital, os veículos ficarão expostos em frente ao Altis Belém, para deleite do público. Ao longo do percurso, enriquecido com a presença do reboque Citroën C6 do Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA), os participantes terão ainda à sua espera vários clubes de clássicos locais, que lhes darão as boas vindas nas mais diversas paragens.
A Corrida dos Fundadores by Cartrack é organizada pelo Museu do Caramulo, em parceria com os clubes CPAA e CAACB, e com o apoio da Cartrack, Shell, EMEL, Turismo do Centro e BPI – Fundação la Caixa e dos municípios da Figueira da Foz, Leiria, Torres Vedras, Mafra, Cascais e Lisboa.