A consultora portuguesa que aposta na conjugação de negócios e ecologia, a NBI – Natural Business Intelligence, venceu esta semana, em Madrid, a 11ª edição dos Prémios de Inovação Sacyr, uma iniciativa global promovida pela fundação da construtora espanhola com o mesmo nome.
A solução apresentada pela NBI para ajudar a Sacyr na avaliação e valorização do capital natural e dos seus impactes destacou-se entre 245 ideias de 25 países e garantiu à empresa portuguesa um prémio no valor de €50.000.
O NBI tem uma ferramenta para avaliar o capital natural e os impactos nos ecossistemas.
Para fazer a avaliação e valorização do capital natural e dos impactes dos projetos da Sacyr nos ecossistemas, “a NBI propõe uma metodologia que visa apoiar a tomada de decisão numa lógica de mitigar os riscos da biodiversidade e também de criar oportunidades que vão além do cumprimento regulatório”, explicam os responsáveis da empresa.
Neste âmbito, e em colaboração com a Sacyr, a NBI vai realizar um projeto-piloto em La Palma, nas Ilhas Canárias, onde existe um vulcão ativo a destruir ecossistemas e paisagens já há três meses.
Para Nuno Gaspar de Oliveira, CEO da NBI, esta distinção é “um sinal muito positivo de que as empresas começam a olhar para os ecossistemas como um ativo importante na sua gestão”.
“É essa a nossa missão: ajudar as empresas a valorizar o seu capital natural e mostrar-lhes que é possível fazê-lo sem comprometer os resultados financeiros”, diz Nuno Gaspar de Oliveira, CEO da NBI.
Marta Gil de la Hoz, Diretora Geral de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade da Sacyr, assinala que “nesta edição do Sacyr iChallenges, recebemos projetos muito poderosos, com propostas muito boas e a decisão do vencedor do prémio da Fundação Sacyr não foi fácil. Após semanas de análise e revisão, as propostas foram avaliadas segundo critérios como transversalidade, impacto na empresa, nível de inovação, equipa…e sempre apoiados pelos melhores especialistas da Sacyr. Parabéns à NBI por ser a empresa selecionada. Graças à sua proposta estamos mais perto de resolver o desafio lançado no âmbito do capital natural”.
Além de ter sido vencedor na categoria “Capital Natural”, o projeto da NBI foi o vencedor global da iniciativa que teve ainda como finalistas Alpha 311 (Reino Unido) e DotGIS (Espanha).
“Desenvolvemos esta metodologia no decorrer do último ano e meio e estamos muito entusiasmados por colocá-la em prática com uma empresa da dimensão e com tanto impacte como a Sacyr”, remata Nuno Gaspar de Oliveira.
A NBI foi fundada em março de 2020. Atualmente, tem em curso projetos na área da gestão de ecossistemas para a Adega Mayor, Agrimota, Altri Florestal, Grupo Esporão, Grupo José Pedro Barreira, Sogrape e Quinta do Ventozelo, entre outros.