Não é fácil entrar na lista dos bilionários da Forbes, mas o grau de dificuldade não será igual para todos. Enquanto uns constroem as suas fortunas a partir do zero, outros tiveram a vantagem de ter avós ou pais empreendedores, que construíram impérios do zero. Estes herdeiros nasceram já em vantagem e entram diretamente nas listas dos mais ricos do planeta. Cerca de um terço das 2.781 pessoas presentes no ranking dos bilionários mundiais – pessoas com mais de mil milhões de dólares – herdou a sua fortuna.
No seu conjunto, estes 934 herdeiros valem qualquer coisa como cinco biliões de dólares (cerca de 4,6 biliões de euros). Este número representa um aumento face aos 827 contabilizados na lista de 2023, e cujo valor conjunto rondava os 4,1 biliões de dólares (cerca de 3,8 biliões de euros). Os setores que geraram estas fortunas são bastante variados e vão dos cimentos até aos chocolates.
Sete dos 25 mais ricos começaram com herança de mais de mil milhões de dólares
Ainda que a maioria dos bilionários seja selfmade, ou seja construíram a sua riqueza de raiz, sete das 25 pessoas mais ricas do mundo começaram com uma herança de pelo menos mil milhões de dólares (cerca de 928,4 milhões de euros) – e em alguns casos, muito, muito mais. Inclui-se aqui a mulher mais rica do mundo, Françoise Bettencourt Meyers, com um património estimado de 99,5 mil milhões de dólares (cerca de 92,3 mil milhões de euros), que herdou ações da gigante de cosmética L’Oréal fundada por seu avô, posicionada em segundo da lista de herdeiros. O primeiro lugar é ocupado pela pessoa mais rica da Ásia, Mukesh Ambani, com uma fortuna de 116 mil milhões de dólares (cerca de 107 mil milhões de euros), que herdou parte do império de manufatura têxtil iniciado pelo seu pai.
A mais jovem de todas é a herdeira brasileira Livia Voigt, que aos 19 anos acumula uma fortuna de 1,1 mil milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros), graças à sua participação minoritária na indústria WEG.
O herdeiro mais rico, Mukesh Ambani, fez crescer fortuna do pai
Mukesh Ambani é uma das pessoas que aproveitaram a sua sorte e trabalharam arduamente para expandi-la. Este empresário começou com uma fortuna, herdada de seu pai, falecido em 2002, de 2,9 mil milhões de dólares (cerca de 2,7 mil milhões de euros) e agora faz parte do clube dos 100 mil milhões de dólares (cerca de 92,8 mil milhões de euros), depois de transformar a Reliance Industries num gigante mundial com interesses nas telecomunicações, no retalho, no petróleo e no gás, que fatura qualquer coisa como 110 mil milhões de dólares (cerca de 102 mil milhões de euros).
Outros herdeiros receberam a sua fortuna já consolidada e deixaram que outros a gerissem, como Mark Mateschitz, que, aos 30 anos, se tornou a pessoa mais rica da Áustria depois do seu pai, o cofundador da Red Bull Dietrich Mateschitz, morrer, em 2022. O jovem herdeiro, cujo património líquido está estimado em 39,6 mil milhões de dólares (cerca de 36,7 mil milhões de euros), disse, após a morte do pai, que planeava não assumir qualquer função na empresa e, que, em vez disso, ia concentrar-se no seu papel de acionista.
Herdeiros em ascenção
Uma das razões para que o número de herdeiros esteja a subir na lista da Forbes, é o facto de os bilionários mais idosos, da geração baby boomer, estejam a iniciar o processo de entrega das suas fortunas à geração seguinte, criando uma nova elite de jovens super-ricos, sendo por isso que há 107 novos herdeiros. É também o primeiro ano, desde 2009, que os bilionários com menos de 30 anos são todos herdeiros.
A mais jovem de todas é a herdeira brasileira Livia Voigt, que aos 19 anos acumula uma fortuna de 1,1 mil milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros), graças à sua participação minoritária na WEG, empresa industrial que fabrica equipamentos elétricos fundada pelo seu avô em 1961.
As irmãs suecas Sofia e Marta Schörling Högberg, também novas bilionárias, valem cerca de 5,6 mil milhões de dólares (cerca de 5,1 mil milhões de euros) cada, depois de terem herdado a maioria da Melker Schörling AB, a empresa de investimentos fundada pelo seu pai, Melker Schörling, falecido no ano passado.
Conheça a seguir os 11 herdeiros mais ricos do mundo:
1 – Mukesh Ambani
País de origem: India
Origem da Riqueza: diversificado
Fortuna: 116 mil milhões de dólares
2 – Françoise Bettencourt Meyers & family
País de origem: França
Origem da Riqueza: L’Oréal
Fortuna: 99,5 mil milhões de dólares
3 – Jim Walton
País de origem: Estados Unidos
Origem da Riqueza: Walmart
Fortuna: 78,4 mil milhões de dólares
4 – Rob Walton
País de origem: Estados Unidos
Origem da Riqueza: Walmart
Fortuna: 77,4 mil milhões de dólares
5 – Alice Walton
País de origem: Estados Unidos
Origem da Riqueza: Walmart
Fortuna: 72,3 mil milhões de dólares
6 – David Thomson
País de origem: Canadá
Origem da Riqueza: Media
Fortuna: 67,8 mil milhões de dólares
7 – Julia Koch
País de origem: Estados Unidos
Origem da Riqueza: Kock Industries
Fortuna: 64,3 mil milhões de dólares
8 – Giovanni Ferrero
País de origem: Itália
Origem da Riqueza: Nutella e chocolates
Fortuna: 43,8 mil milhões de dólares
9 – Mark Mateschitz
País de origem: Áustria
Origem da Riqueza: Red Bull
Fortuna: 39,6 mil milhões de dólares
10 – Jacqueline Mars
País de origem: Estados Unidos
Origem da Riqueza: Grupo Mars
Fortuna: 38,5 mil milhões de dólares
10 – John Mars
País de origem: Estados Unidos
Origem da Riqueza: Grupo Mars
Fortuna: 38,5 mil milhões de dólares