A atração dos bilionários pelo Dubai é um facto bem conhecido. Afinal, este emirado, pertencente aos Emirados Árabes Unidos, não cobra ganhos de capital nem impostos sobre o rendimento o que o torna um local muito atraente para os investidores mais abastados do planeta colocarem o seu dinheiro. E isto inclui, obviamente as propriedades de luxo, já que o imobiliário naquela região aumentou cerca de 30% nos últimos dois anos, enriquecendo ainda mais os investidores que nela apostaram.
Estes bilionários vivem essencialmente em bairros exclusivos, sendo o mais popular o Palm Jumeirah, um arquipélago artificial em forma de palmeira, composto por villas exclusivas. Construído no início dos anos 2000 pela Nakheel, o projeto exigiu 12 mil milhões de dólares (cerca de 11 milhões de euros) de investimento. Aí vivem oligarcas e celebridades, incluindo a lenda do futebol David Beckham e a estrela de Bollywood Shah Rukh Khan.
Nos últimos dois anos foram 15 os bilionários que venderam 23 propriedades no Dubai, num total de 83,2 milhões de euros.
Segundo a investigação da Forbes Internacional, alguns bilionários decidiram vender as suas casas nos últimos dois anos, aproveitando assim a subida dos preços, retirando daqui mais-valias substanciais. Durante este período foram 15 os ultrarricos que transacionaram 23 propriedades, num total de 90 milhões de dólares (cerca de 83,2 milhões de euros), concentradas sobretudo no centro do Dubai, em Emirates Hills e em Palm Jumeirah. São disso exemplo a grega Marianna Latsis, que vendeu por 13,4 milhões de dólares (cerca de 12,3 milhões de euros) um apartamento de quatro quartos em Palm Jumeirah, que tinha comprado em 2021, realizando cerca de 5 milhões de dólares (4,6 milhões de euros). Também o magnata russo Nikolai Sarkisov vendeu três apartamentos na praia de Jumeirah e no centro do Dubai, por um valor acumulado de 17 milhões de dólares (cerca de 15,7 milhões de euros).
Mais de 600 milhões de dólares em imobiliário
Outra vantagem do Dubai é não ter acordos de extradição com muitos países, o que atrai milionários com problemas nos seus países de origem, como foi o caso da angolana Isabel dos Santos, que já foi a mulher mais rica de África e foi acusada de peculato e de branqueamento de capitais e que vive no Dubai desde 2017, possuindo uma propriedade na praia de Jumeirah.
A Forbes passou meses a investigar o imobiliário dos bilionários no Dubai e encontrou, com o apoio do Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP) e do canal norueguês E24, 76 propriedades, avaliadas em mais de 600 milhões de dólares (cerca de 555 milhões de euros) pertencentes a apenas a 22 famílias abastadas.
Em 2022, o homem mais rico da Ásia, Mukesh Ambani dispendeu cerca 238 milhões de dólares (cerca de 220 milhões de euros, em duas villas em Palm Jumeirah, batendo estes imóveis o recorde das vendas mais caras no Dubai. A Forbes revela o tamanho impressionante destas propriedades: a primeira villa, adquirida em março de 2022 tem cerca de 2.560 metros quadrados, a segunda tem 5.534 metros quadrados.
O bilionário Vinod Adani, dono de uma fortuna estimada de 22,2 mil milhões de dólares (20 mil milhões de euros) possui 17 propriedades em nome pessoal, outra em nome da mulher e duas através da Adani Global, com sede no Dubai.
Conheça, a seguir, o top 10 dos bilionários com mais valor imobiliário no Dubai:
Mukesh Ambani
Fortuna: 110,2 milhões de dólares
País: India
Valor imobiliário estimado: 240 milhões de dólares
M.A Yusuff Ali e família
Fortuna: 7,8 mil milhões de dólares
País: Índia
Valor imobiliário estimado: 70 milhões de dólares
Shamsheer Vayalil
Fortuna: 3,5 mil milhões de dólares
País: Índia
Valor imobiliário estimado: 68 milhões de dólares
Suhail Bahwan
Fortuna: 1,9 mil milhões de dólares
País: Omã
Valor imobiliário estimado: 45 milhões de dólares
Andrei Molchanov e família
Fortuna: 1,3 mil milhões de dólares
País: Rússia
Valor imobiliário estimado: 23 milhões de dólares
Vinod Adani
Fortuna: 22,2 mil milhões de dólares
País: Índia
Valor imobiliário estimado: 23 milhões de dólares
Changpeng Zhao
Fortuna: 33 mil milhões de dólares
País: Canadá
Valor imobiliário estimado: 14 milhões de dólares
Saket Burman
Fortuna: 1,5 mil milhões de dólares
País: Reino Unido
Valor imobiliário estimado: 14 milhões de dólares
Igor Makarov
Fortuna: 2,1 mil milhões de dólares
País: Chipre
Valor imobiliário estimado: 11 milhões de dólares
Naguib Sawiris e família
Fortuna: 3,8 mil milhões de dólares
País: Egipto
Valor imobiliário estimado: 10 milhões de dólares
(Fonte: Giacomo Tognini/Forbes International/)