Com 24 mil milhões de combinações de acabamentos – e um número total de especificações possíveis que vão até aos triliões –, o habitáculo do Bentayga Extended Wheelbase é capaz de proporcionar o Bentayga mais individual de sempre.
Novas características como a Bentley Diamond Illumination demonstram como a tecnologia se pode combinar com o artesanato contemporâneo para oferecer um design moderno em materiais luxuosos.
O Bentayga EWB é a variante mais comprida do SUV Bentayga de dimensões standard, possuindo 5322 mm de comprimento e tendo mais 180 mm de distância entre eixos.

Na semana passada, a equipa de artesãos especializados responsáveis pela produção dos mais recentes modelos da Bentley obteve a aprovação necessária para iniciar a produção do Bentayga Extended Wheelbase (EWB).
O novo modelo exibe acolchoados, folheados intrincados e sobreposições metálicas, e oferece um ambiente interior único com a Diamond Illumination da Bentley.
Mais de 50% das encomendas de clientes incluem a especificação Airline Seat da Bentley ou a Diamond Illumination, enquanto cerca de 30% dos clientes optam pela gama alargada de cores, sobreposições de metal no folheado e madeira de poros abertos.

Artesanato define acabamento de costuras
O acabamento de costuras em forma de diamante da Bentley foi reestruturado com um novo design contemporâneo.

A execução final parece simples, mas a obsessão pelo detalhe simboliza tudo aquilo que torna únicos os interiores da Bentley.
Para a construção artesanal deste topo de gama da Bentley pelos artesãos da fábrica em Crewe, Inglaterra, são necessárias mais de 132 horas.
Dentro de cada diamante, o couro perfeito é perfurado com orifícios com menos de 1 mm de diâmetro. Cada furo foi digitalmente posicionado com enorme precisão por um dos designers de interiores da Bentley para conseguir um design global coeso, o processo “digital-crafting”.
Desenvolvido e executado através de uma combinação de trabalho artesanal digital e tecnologia de precisão, o padrão simétrico na parte superior das costas dos bancos alonga os diamantes à medida que estes se afastam da linha central dos bancos.

As portas, por sua vez, ostentam um padrão assimétrico, que acentua o comprimento da porta e da área traseira do habitáculo como um todo.

Depois de o couro passar por uma máquina perfuradora, a costura em padrão de diamante é realizada com uma máquina especializada em bordados. A máquina incorpora uma câmara que analisa o padrão de perfuração e assegura que as linhas de bordado são perfeitamente paralelas e equidistantes entre os diamantes perfurados.
Para conseguir um painel mais suave, com uma linguagem luxuosa, foi utilizado um fio mais fino (normalmente encontrado nos logótipos bordados da Bentley) e um micro ponto mais pequeno (metade do comprimento de um ponto Bentley padrão).

Esta mudança de fio e inovação do processo de fabrico criou um acolchoado mais acentuado e suave, de uma forma nunca antes feita pela Bentley, de acordo com o construtor. Este processo é exatamente o mesmo que foi utilizado nas portas e bancos do concept EXP 100 GT, apresentado em 2019.
Trabalho meticuloso em madeira
Desde o primeiro Bentley em 1921, que os mais luxuosos Grand Tourers do mundo têm sido vendidos com painéis interiores de madeira.
Nos últimos anos, a moldagem e aplicação de folheado de madeira de origem sustentável nos interiores da Bentley foi reconhecida como líder da indústria – as competências dos artesãos da Oficina de Madeiras da Bentley são idênticas às dos melhores marceneiros.
“Moldar e polir o folheado de madeira com tolerâncias medidas em décimos de milímetro traz um elemento de luxo, intrincado e belo, ao habitáculo”, enaltece a marca.
O conjunto de elementos em madeira em cada Bentayga EWB leva mais de 10 horas para ser curado, e verá a primeira utilização da solução “Metal Overlay in Veneer”, com a inclusão de elementos metálicos, na produção em série do SUV.
Esta característica opcional pode ser aplicada no painel à frente do passageiro, bem como em todas as quatro portas. O design contém padrões individuais em metal escovado, fabricados para serem excecionalmente finos, com apenas 0,07 mm de espessura.
São necessárias mais de 10 horas para curar o conjunto de elementos em madeira para cada Bentayga.
Para criar os designs embutidos, é utilizado um processo chamado foto-impressão. Um stencil muito fino do design é laminado ao metal. Após algumas etapas intermédias de exposição à luz UV e posterior revelação do laminado, o processo principal grava quimicamente as áreas de metal não necessárias, deixando apenas o design embutido.
“A gravação significa que há pouca manipulação ou corte do material, pelo que o risco de danos é menor e a precisão que pode assim ser obtida é incrivelmente elevada”, acentua a marca.
Cada padrão é depois posicionado à mão num local preciso na superfície do folheado, antes da peça ser lacada e polida.
Bentley Diamond Illumination
Uma outra característica opcional introduzida pelo Bentayga EWB é a Diamond Illumination da Bentley. O efeito de iluminação é obtido através da aplicação de 68 elementos LED que emitem luz através de pequenas perfurações de 1 mm de diâmetro no revestimento em pele dos painéis das portas.
68 elementos de LED criam um ambiente de habitáculo único através de perfurações de 1 milímetro
A intensidade e a cor da iluminação através dos painéis podem ser controladas pelo cliente através do sistema de infotainment e do Touch Screen Remote.

Esta funcionalidade está ligada à iluminação ambiente para assegurar uma cor e intensidade de luz consistentes em todo o automóvel. Esta funcionalidade transforma o aspeto interior do habitáculo, especialmente à noite.